Comissão Europeia quer atrair mais países para declaração da Internet livre e aberta

Os países que assinaram a declaração por uma Internet Livre a aberta programam a realização de um evento no segundo semestre para discutir como a declaração e os seus princípios podem elevar e apoiar o futuro da Internet mundial. Também estão previstos nos próximos meses seminários internacionais sobre este tema, em diversos países. A intenção é abrir a possibilidade de mais países se tornarem signatários.

Segundo a Comunidade Europeia, em comunicado divulgado na última sexta-feira, 29, os debates acontecerão com todos que quiserem fazer parte da iniciativa. A Declaração contou com a participação do bloco europeu, porém o Brasil não foi um dos países que assinaram o documento.

Embora os princípios orientadores da declaração não sejam juridicamente vinculativos, deverão ser utilizados como ponto de referência pelos responsáveis pelas políticas públicas, bem como pelos cidadãos, as empresas e as organizações da sociedade civil.

Notícias relacionadas

"A declaração vem no seguimento da Comunicação Orientações para a Digitalização, que refere o desenvolvimento de uma nova relação transatlântica que leve a uma coligação mais ampla de parceiros com as mesmas ideias. Esta relação deve estar aberta a todos e ser desenvolvida em conjunto com todos aqueles que partilham a visão da UE sobre a transformação digital", diz a Comissão Europeia na sua manifestação.

Caso da Russia

O bloco europeu cita como exemplo dos problemas que a fragmentação da Internet ocasiona a postura do governo russo, que tem ameaçado se desligar parcial ou totalmente da Internet mundial. "Os parceiros continuarão a colaborar para cumprir a promessa que fizeram de ligar a humanidade e traduzirão os princípios da declaração em estratégias e ações concretas, no respeito da sua autonomia regulamentar. Outras partes interessadas, nomeadamente da sociedade civil e da indústria, serão convidadas a apoiar a declaração e a facilitar a sua aplicação. Os parceiros promoverão estes princípios a nível mundial, no âmbito do sistema multilateral", diz a manifestação do bloco europeu.

Vale lembrar que o decálogo do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) já traz princípios justamente em defesa da Internet aberta, o que foi adotado ao servir de base para o Marco Civil da Internet. A diferença é que a declaração do CGI.br aborda a questão de forma multissetorial, contra a proposta multilateral da atual declaração defendida pelos 60 países signatários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!