As operadoras autorizadas voltaram à liderança do fornecimento do serviço de telefonia fixa (STFC). Elas são responsáveis atualmente por 50,1% de todas as linhas ativas de telefonia fixa no Brasil, enquanto as concessionárias respondem por 49,9% delas. Em números de linhas, isso representa 13.984 milhões e 13.919 de linhas ativas, respectivamente.
Dados da Anatel mostram que a quantidade de acessos do serviço telefônico fixo comutado (STFC) somou no mês de março 27,9 milhões de linhas ativas, considerando ambas as autorizadas e as concessionárias.
Comparado com o mês de fevereiro, a queda foi de 2,2% de linhas ativas a menos do serviço. A região que registrou a maior queda foi a Sudeste, com 2,6% a menos de linhas ativas, seguida pela Sul, que registrou queda de 2,5%.
Quando se compara os números com março de 2021, a quantidade de linhas ativas a menos no Brasil é de 8%. Na região Norte, quando se compara os números de março de 2022 com o mês anterior, nota-se uma queda de apenas 0,4%. Mas observando os números de agora com os de março de 2021, nota-se um aumento de 1,3% nas linhas ativas.