Governo quer ampliar oferta de serviços digitais ao cidadão

O secretário de tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro, afirmou que até o final do próximo ano o governo tem a meta de tornar digitais 850 serviços oferecidos ao cidadão. Ele informou durante apresentação da pesquisa TIC Governo Eletrônico nesta quarta-feira, 2, que o censo realizado pelo governo federal identificou 1.193 serviços que são oferecidos ao cidadão atualmente, mas que são totalmente analógicos. Atualmente, 38 serviços foram transformados em digitais e outros 77 estão em processo de digitalização.

Para que a meta seja alcançada, o secretário aposta no trabalho de integração dos órgãos governamentais. "Vamos trabalhar com a ideia de plataformas compartilhadas. Não podemos trazer para o universo digital o mesmo labirinto para o universo físico. Não tem razão existirem diversos sites de governo, cada um com seu pedaço dos serviços. Se o cidadão é único, governo precisa ser único para ele. É como um shopping center, com as lojas voltadas para dentro, onde o cliente tenha acesso a todos os serviços", comentou Monteiro.

O secretário também destacou que o Brasil é o quarto pais no mundo em presença frequente de usuários na Internet. No entanto, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU),  o país ocupa a 40ª posição no índice de governo eletrônico. "Temos condições de subir algumas posições e alcançar a liderança na América Latina", afirma.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!