A Claro anunciou nesta quarta-feira, 2, que a Embratel, sua unidade de serviços corporativos (B2B), passa a se chamar Claro empresas. A unidade empresarial vai atuar para atender negócios de todos os portes e segmentos.
Segundo a operadora, o movimento tem o objetivo de "unir todo o conhecimento de tecnologia e conectividade em uma só marca". Sendo assim, os serviços ofertados pela Embratel – como nuvem, segurança cibernética, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) – serão disponibilizados pela Claro empresas.
A Embratel, vale lembrar, foi fundada como estatal em 1965. A empresa foi privatizada em 1998 e incorporada pela Claro em 2015.
Com o encerramento da marca, a Claro empresas irá operar com duas unidades de negócio: uma dedicada a Grandes Empresas e Governo, liderada por José Formoso, e outra direcionada ao atendimento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), sob o comando de Roberta Godoi.
Em comunicado, os executivos destacam que a operadora quer fortalecer a sua presença no mercado de grandes empresas e governo e ampliar a participação junto aos pequenos negócios.
"Nosso papel consultivo, de conectar todo o ecossistema para desenvolver soluções mais customizadas para os nossos clientes, se mantém. Seguimos habilitando a inovação das grandes empresas e, nessa nova etapa, ficamos ainda mais fortes, mais completos, mais ágeis e mais inovadores", afirma Formoso, em nota.
"As pequenas e médias empresas têm nos desafiado a buscar e oferecer soluções que vão além da conectividade, atendendo a crescente demanda por soluções de segurança, armazenamento de dados em nuvem e até equipamentos. E entregar para o cliente o que ele precisa de uma forma simples, ágil, com a qualidade da Claro", diz Roberta.
Reorganização
A Claro informou que a reorganização da unidade B2B está alinhada à estratégia de expansão de portfólio e de presença em diferentes segmentos.
No balanço financeiro referente aos resultados do ano passado, a operadora destacou que vem obtendo "melhoria contínua de performance no segmento B2B". A tele ainda citou nuvem, telefonia pós-paga, omnicanalidade, segurança e M2M/IoT como os principais serviços oferecidos pela Embratel.
De acordo com o presidente da Claro Brasil, José Félix, a nova marca B2B vai atuar para levar agilidade, experiência e segurança aos negócios de todos os portes.
"A Claro empresas passa a unir a experiência em tecnologia e conectividade para habilitar a jornada de transformação das empresas com um ecossistema completo de parcerias e visão consultiva", pontuou Félix.