Surf Telecom: cobrança do Fistel só nos chips ativados

[Atualizada às 19h30] A cobrança do valor integral do Fistel é uma das principais barreiras para o desenvolvimento do mercado de operadoras móveis virtuais, mas o recolhimento da taxa depende de alguns fatores, como ativação de chip ou de categoria da própria MVNO. No caso da Surf Telecom, há uma discrepância entre a quantidade de chips enviados ao mercado e os de fato efetivados. Por isso, a companhia só recolhe Fistel dos SIMcards ativados e vinculados ao CPF do usuário. Esse tem sido nos últimos anos um elemento de discussão entre a empresa e a Anatel.

Isso é feito com os Correios, MVNO de quem a Surf é enabler. "É a gente que recolhe o Fistel. Como temos numeração dinâmica, quando o usuário coloca o CPF, a gente atribui o número", declara o CMO da empresa, Davi Fraga, após participação no Fórum de Operadoras Alternativas nesta terça-feira, 2. "Todo mês, a gente faz a tributação. E quando o cliente cancela, nós reaproveitamos o número. Declaramos à Anatel as ativações e as desativações, e o delta disso é a média de crescimento que paga de Fistel todo o mês", afirma.

A agência acompanha e questiona o número com o volume de vendas, mas isso não gera inadimplência com a taxa. Segundo ele, a referência de "algumas operadoras" é de que três em cada dez chips enviados ao mercado sejam efetivados. A Surf Telecom atua como uma MVNE, ou seja, uma enabler para operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), e está conectada à rede da TIM em âmbito nacional.

Notícias relacionadas

A Vivo explica que, como toda operadora, tem diferentes abordagens de acordo com a categoria da operadora virtual. "O papel da Vivo é de disponibilizar a rede. O pagamento do Fistel para MVNO credenciada é nosso. Quando disponibilizamos para autorizado, a gente entende que o papel de fiscalizador é da agência, não fazemos juízo de valor", explica o diretor comercial de atacado da companhia, Anderson Azevedo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!