IPv6 nas redes da Oi só será concluído em 2017. No governo, em 2018

As redes fixas da Oi somente estarão com o IPv6 totalmente implantado em 2017 e os órgãos da administração pública federal estarão adaptadas ao novo protocolo da Internet, em 2018. É o que mostra o relatório do Grupo de Trabalho para implantação do protocolo IP versão 6 nas redes das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, composto pela Anatel, teles, Comitê Gestor da Internet (CGI.br), SindiTelebrasil e Ministério das Comunicações. Os prazos foram definidos por meio de acordos. As demais operadoras prometem concluir a implantação até dezembro deste ano.

Notícias relacionadas
Recentemente, a Anatel anunciou que, a partir de julho deste ano, os novos usuários de Internet dos grandes centros passarão necessariamente a ser endereçados pelo protocolo IPv6. Para os clientes corporativos, o novo protocolo já está disponível, uma vez que as prestadoras concluíram a adaptação de suas redes em seus principais pontos de troca de tráfego (PTTs). Para os usuários antigos, o acesso à nova versão de endereçamento dependerá de solicitação à operadora.

Governo

No caso da administração pública, levantamento realizado mostra que, apesar da infraestrutura interna estar preparada para o IPv6, poucas instituições têm experiências de implantação do protocolo. "Isto se deve, na maior parte, devido à falta de pessoal capacitado em IPv6 nas áreas de TI, o que gera uma preocupação/desconforto dos gestores quanto à transição tecnológica para o IPv6", ressalta o grupo, no relatório.

Pelo plano elaborado para os órgãos públicos, as primeiras etapas deste processo serão mais ativas nos provedores de acesso e fornecedores de serviços de TI, afetando as redes mais externas (www) como serviços de acesso, hospedagem e DNS e devem estar concluídas ainda no primeiro semestre deste ano. As últimas etapas, que envolvem adequação das infraestruturas e sistemas internos dos órgãos, fornecedores de equipamentos e dispositivos, ou seja, as áreas de redes mais internas (Redes Locais – LANs), serão completadas em setembro de 2018.

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Por favor, gostaria de saber se essa tecnologia, por incrivel que pareça, comecei a ler sobre ela agora ( 19/01/2017). Mas ela já é uma tecnologia ja conhecida por todos? Ou é apenas uma novo endereçamento que todos tem q ser adeptos, obviamente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!