PT lança operação de DTH em Portugal

A Portugal Telecom (PT) anunciou nesta quarta, 2, o lançamento de uma operação de TV por assinatura via satélite (DTH) e a unificação de sua estratégia de serviços de TV sob a marca Meo, em Portugal. A idéia é oferecer o mesmo conteúdo em diferentes plataformas, isto é, via satélite, IPTV, em dispositivos móveis e ainda em computadores com conteúdos do portal Sapo. Assim, a incumbent pretende fidelizar seus clientes com ofertas triple play e aumentar a receita média por usuário para compensar as perdas com serviços de voz.
Para lançar a operação de DTH foram investidos 43 milhões de euros apenas no contrato de oito anos com a Hispasat, para assegurar capacidade satelital da oferta que contempla mais de 70 canais. O Meo via DTH terá transmissão em alta definição (HD) no padrão MPEG4 e sistema de acesso condicional Nagra. Incluirá, ainda, funcionalidades avançadas como guia eletrônico de programação e personal video recording (PVR). Os set-top boxes serão alugados para os clientes.

IPTV

Notícias relacionadas

O Meo já era oferecido aos usuários da PT desde julho de 2007 na plataforma IPTV e atualmente conta com 21 mil clientes e oferta superior a 100 canais. Segundo o presidente da operadora, Zeinal Bava, 15 mil destes assinantes foram adicionados apenas no último trimestre do ano passado e a expectativa é que o crescimento nesta plataforma se mantenha, tendo em vista também que a cobertura do Meo IPTV deve ser expandida para 90% da população de Portugal até o fim de 2008. O presidente da empresa não descartou também a participação da PT no leilão de licenças de exploração da TV digital naquele país, que deve acontecer no início de 2009.

Meo Mobile

Já a oferta de TV no celular conta atualmente com 28 canais disponíveis para os assinantes de celular da TMN, braço móvel da PT.
São quatro pacotes:
– Meo Total, com mensalidade de 7,50 euros e acesso ilimitado a todos os canais (exceto os canais adultos: Playboy, Penthouse e Private, que são comercializados separadamente por 3,50 euros ao dia;
– Meo Notícias e Desporto, por 4,40 euros ao mês e acesso ilimitado a canais como RTP Mobile, TVI, Eurosport, Futebol Mobile TV, Bloomberg, Fox News e Aljazeera;
– Meo Séries e Kids, com mensalidade de 4,40 para acesso a programação de canais como The History Channel, National Geographic, AXN, Hollywood, Nickelodeon, Nick Junior, MTV Music e Fox (este último entra na grade a partir do dia 7 de abril);
– Meo Total 24h, acesso ilimitado a todos os canais (exceto os adultos) durante 24 horas, ao custo de 0,90 euros/dia.

O serviço de TV móvel da TMN existe desde março de 2006 e, de acordo com o último relatório da TMN divulgado no início do último mês, os programas mais assistidos nos celulares são as transmissões ao vivo de jogos de futebol. A TVI e a RTP Mobile foram os canais mais assistidos no mês de fevereiro, com um share de 26%. Os canais MTV Music, Panda, Nickelodeon, AXN, Futebol Mobile TV e canais premium completam a lista dos canais de TV mais vistos em fevereiro de 2008. A operadora não revelou o número de usuários do serviço de TV móvel.
A PT prometeu ainda para este mês de abril o lançamento de uma aparelho celular desenhado especificamente para o Meo Mobile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.