Vésper cita precedente do WLL da Telemar em 1,8 GHz

Uma das revelações que provocaram confusão e alguma perplexidade no plenário da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na audiência sobre o uso da faixa de 1,9 GHz para o SMP, foi o fato de a Anatel haver autorizado a Telemar a utilizar a faixa de freqüência de 1,8 GHz em caráter secundário para operação de WLL de forma a antecipar suas metas de universalização. As faixas de freqüência estavam destinadas à Oi, empresa controlada pela concessionária, mas esta ainda não tinha recebido a autorização para operá-las justamente pela falta de antecipação de metas de sua controladora.
A questão foi levantada pela Vésper como argumento para rebater a alegação da Anatel de que autorizaria uma empresa (que tem metas de qualidade a cumprir e em um serviço prestado em regime público) a utilizar uma faixa de freqüência que pudesse apresentar problemas. Com isso, a Vésper acabou provocando reações de suspeita de que a agência teria indevidamente favorecido a Telemar naquela ocasião, quando a concessionária instalou cerca de cem mil telefones WLL. Esse número foi reduzido na medida em que a Oi entrou em operação, restando atualmente 26 mil linhas fixas em 1,8 GHz.
De seu lado, as empresas que defendem a exclusividade do SMP em 1,8 GHz utilizaram o exemplo para argumentar que o caráter secundário foi permitido apenas por se tratar de uma utilização provisória.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!