Nokia quer ser a ponte do modelo tradicional para o mundo Open RAN

A Nokia tem um grande desafio no Brasil: estar presente no mercado de 5G sem ter uma presença expressiva no 4G. A empresa tinha como principal cliente a Oi Móvel, e com a aquisição da empresa para as três concorrentes, precisou acelerar seu posicionamento estratégico. A primeira aposta, obviamente, são os operadores regionais que entrarão no 5G e na faixa de 700 MHz, com 4G. E a outra aposta é ser a ponte tecnológica entre a segurança e confiabilidade dos sistemas tradicionais de telecomunicações com o mundo Open RAN, que promete uma grande diversidade de fornecedores, menores custos e maior flexibilidade no desenvolvimento de aplicações.

Segundo Wilson Cardoso, CTO da empresa para a América Latina, a empresa é uma grande fomentadora da OpenRAN Alliance e acredita que esse modelo de arquitetura aberta pode ter sucesso. "Nós lideramos sete dos 9 grupos de padronização e estamos muito empenhado em desenvolver o ecossistema no Brasil", diz ele. Mas a Nokia sabe que o maior desafio do Open RAN é fazer todas as peças do 'Lego' se encaixarem em redes já estabelecidas e planejadas dentro de um modelo single RAN, com um único fornecedores de equipamentos em toda a parte de acesso. "Nós sabemos como funciona uma rede single RAN porque nós oferecemos isso, e sabemos como é possível integrar todos os elementos", diz o executivo.

Um dos grandes desafios de qualquer operador que vá se aventurar no mundo das comunicações móveis é a integração do core de rede, tecnologia restrita a poucos fornecedores no mundo (Nokia entre eles) e os elementos da rede de acesso, principalmente com as tecnologias 5G, em que existe um elevado grau de inteligência nos sistemas. É nessa ponta que a Nokia quer atuar.

Notícias relacionadas

A empresa também tem sido uma das principais fomentadoras de redes privativas, porque acredita que o 5G pode ir além da oferta padronizada das empresas de telecomunicações, e nesse sentido quer ser também ela a integradora de soluções para esse mercado de redes dedicadas.

Reaproveitando energia… das baterias

Um destaque interessante que a empresa demonstrou no MWC 2022, que acontece esta semana em Barcelona, é uma solução tecnológica para que as operadoras de telecomunicações aproveitem a energia armazenada nas baterias que servem de no-break para as estações radiobase para compensar em parte o consumo das ERBs. "Essas baterias estão sempre carregadas e estão quase que permanentemente ociosas, porque estatisticamente o índice de queda de energia é baixo. O que a gente fez foi desenvolver um modelo de previsão estatística de quais as ERBs mais vulneráveis e horários em que a energia é mais cara para que as operadoras possam devolver uma parte dessa energia para a rede, ganhando com isso", explica Cardoso.

O modelo funciona como se a operadora estivesse gerando energia de uma fonte alternativa (solar, eólica…), acumulando energia nos períodos de menor custo e reinjetando a eletricidade acumulada nas baterias na rede pública nos horários em que o custo da energia é maior. "Se o modelo estatístico for bom, você gerencia bem o risco e isso permite uma economia significativa", diz Cardoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!