Anatel publica nova Resolução de uso das faixas do leilão do 5G e divulga minuta final do edital

A Anatel publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 2, o novo Regulamento de uso das faixas de 3,5 GHz e de 24,25 GHz a 27,90 GHz (ou seja, de 26 GHz). As faixas constam no edital do leilão de 5G, aprovado na semana passada pelo Conselho Diretor. As resoluções são parte do acórdão que aprovou o edital , cuja íntegra também foi tornada pública pela Anatel, mas ainda sem os anexos referentes a custos e obrigações de cobertura.

Segundo a resolução, as novas atribuições já apontam para o uso dessas faixas dentro das características do 5G, permitindo o uso delas para comunicações móveis que atendam às aplicações em banda larga de alta velocidade (eMMB), comunicações máquina-a-máquina massivas (M2M) e comunicações de alta confiabilidade e baixa latência.

Os cálculos preliminares da Anatel apontam que o valor total do leilão das frequências de 5G seja entre R$ 33 bilhões e R$ 35 bilhões. Esse montante, contudo, é a valoração dos ativos espectrais sem considerar as obrigações, mas apenas o "custo de oportunidades", segundo informou o presidente Leonardo Euler, na última sexta-feira, 26, em coletiva de imprensa em Brasília para falar sobre a aprovação do edital do 5G pelo Conselho Diretor no dia anterior.

Notícias relacionadas

Destinação

As faixas descritas na Resolução possuem as características intrínsecas das frequências, o que facilita o uso em sistemas avançados de antenas, incluindo múltiplas antenas que venham a atender no futuro o acesso banda larga móvel.

Dentre as novas regras de uso, estão as seguintes atribuições:

  • Da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.400 MHz ao Serviço Móvel, em caráter primário;
  • Da faixa de radiofrequências de 3.400 MHz a 3.600 MHz ao Serviço Móvel, exceto Móvel Aeronáutico, em caráter primário.
  • Da faixa de radiofrequências de 3.600 MHz a 3.800 MHz ao Serviço Fixo e ao Serviço Móvel, exceto Móvel Aeronáutico, em caráter primário;
  • A destinação das faixas de radiofrequências de 3.600 MHz a 3.700 MHz e de 3.700 MHz a 3.800 MHz para prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), em caráter primário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!