Publicidade
Início Teletime Até latas de lixo serão conectadas, diz CEO da AT&T

Até latas de lixo serão conectadas, diz CEO da AT&T

"O smartphone será o controle remoto para a vida do futuro. Sua casa, seu carro, sua empresa, seu relógio, tudo será controlado a partir do seu telefone", disse Ralph de la Vega, presidente e CEO da operadora norte-americana AT&T, em sua apresentação nesta segunda-feira, 1, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. E até as latas de lixo serão conectadas: a AT&T desenvolveu em parceria com uma empresa de coleta de lixo uma lata inteligente, que informa quando está perto do seu limite de capacidade, com 95% do volume cheio, direcionando o roteiro dos lixeiros e, logo, otimizando o seu trabalho. "Isso diminui o custo operacional dessa empresa. Nunca imaginei que olharia para uma lata de lixo e veria uma oportunidade de receita", comentou o executivo.

Notícias relacionadas
Em 2020, espera-se que haja 50 bilhões de conexões móveis no mundo, a maioria em coisas, não em celulares de pessoas. A oportunidade para teles e provedores de serviços é enorme, mas De la Vega reconhece que há grandes desafios à frente, como segurança e privacidade de dados. "Temos que garantir a segurança dessas conexões e que a privacidade dos dados seja respeitada", comentou.

Turismo

No mesmo painel, dedicado ao estilo de vida conectado, a SAP demonstrou uma solução móvel voltada para o turismo que está no ar em Montreal e em desenvolvimento em Barcelona. Ela consiste em um aplicativo móvel que conecta turistas, guias e comerciantes locais. O turista informa quantos dias têm disponíveis para conhecer a cidade, se está viajando sozinho ou acompanhado e suas preferências de passeio. A partir disso, o app sugere uma lista de atrações. O turista analisa as sugestões e escolhe quais deseja fazer. Em seguida, o app monta um trajeto personalizado. Nas pausas para almoço e jantar, sugere a reserva de mesa em restaurantes próximos, de acordo também com os gostos do turista.

Casa

Dentro de casa, eletrodomésticos também estão cada vez mais inteligentes. A BSH, uma das maiores empresas desse setor, vem realizando desde 2013 um evento anual em Berlim para estimular jovens desenvolvedores a criarem serviços inovadores para casas conectadas. A vencedora do ano passado, por exemplo, foi uma aplicação para escanear o código de barras de uma pizza e enviar para um fogão conectado da marca a programação específica para o preparo daquele sabor de pizza (temperatura e tempo, basicamente).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile