Alcatel Lucent propõe conceito de rede que usa WiFi e LTE ao mesmo tempo

A Alcatel-Lucent trouxe ao Mobile World Congress 2015 um conceito interessante de combinação de redes para otimização do tráfego. A fornecedora diz que até o final do ano terá disponível a WUN, Wireless Unified Network, uma implementação de software da rede que basicamente permitirá que o usuário, com sua própria rede WiFi ao mesmo tempo em que usa a rede de dados móvel (3G e 4G). Ao mesmo tempo, a rede WiFi (em 5 GHz) seria usada primordialmente para o downstream, onde é mais eficiente do que a rede 4G, e a rede LTE é usada para upstream, eliminando o problema de interferência da rede WiFi e o conceito se aplica a situações em que o usuário tem uma boa rede WiFi disponível (em casa, no trabalho ou em locais públicos, por exemplo). Isso promete trazer um ganho de 30% na performance de tráfego LTE sem a necessidade de ampliar ou adensar a rede móvel.

Notícias relacionadas
Há dois obstáculos a serem vencidos: o primeiro é uma atualização no software de controle da rede móvel (que obviamente pede equipamentos ALU) e uma atualização de software dos handsets, que já está sendo trabalhada junto aos principais fornecedores (Apple inclusive). Essa atualização é necessária para que o celular possa gerenciar, de maneira independente, upload e download usando dois rádios diferentes (WiFi e LTE) ao mesmo tempo. A maior parte dos smartphones recentes já têm essa capacidade, e precisa apenas de uma atualização de sistema operacional. O mesmo vale para os equipamentos de rede da ALU.

O conceito também já virá embarcado nas femtocells e smallcells  vendidas pela empresa, mas funciona inclusive em macro cells, ou seja, o usuário, ao mesmo tempo em que recebe dados pelo WiFi de casa, transmite usando a rede LTE caso esteja conectado apenas a uma ERB de grande cobertura. Em alguns casos será possível, no download, combinar a rede LTE e WiFi, ampliando ainda mais o ganho de performance. No futuro, a empresa trabalha para que essa funcionalidade possa ser nativa dos chipsets dos smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!