Alcatel Lucent propõe conceito de rede que usa WiFi e LTE ao mesmo tempo

A Alcatel-Lucent trouxe ao Mobile World Congress 2015 um conceito interessante de combinação de redes para otimização do tráfego. A fornecedora diz que até o final do ano terá disponível a WUN, Wireless Unified Network, uma implementação de software da rede que basicamente permitirá que o usuário, com sua própria rede WiFi ao mesmo tempo em que usa a rede de dados móvel (3G e 4G). Ao mesmo tempo, a rede WiFi (em 5 GHz) seria usada primordialmente para o downstream, onde é mais eficiente do que a rede 4G, e a rede LTE é usada para upstream, eliminando o problema de interferência da rede WiFi e o conceito se aplica a situações em que o usuário tem uma boa rede WiFi disponível (em casa, no trabalho ou em locais públicos, por exemplo). Isso promete trazer um ganho de 30% na performance de tráfego LTE sem a necessidade de ampliar ou adensar a rede móvel.

Notícias relacionadas
Há dois obstáculos a serem vencidos: o primeiro é uma atualização no software de controle da rede móvel (que obviamente pede equipamentos ALU) e uma atualização de software dos handsets, que já está sendo trabalhada junto aos principais fornecedores (Apple inclusive). Essa atualização é necessária para que o celular possa gerenciar, de maneira independente, upload e download usando dois rádios diferentes (WiFi e LTE) ao mesmo tempo. A maior parte dos smartphones recentes já têm essa capacidade, e precisa apenas de uma atualização de sistema operacional. O mesmo vale para os equipamentos de rede da ALU.

O conceito também já virá embarcado nas femtocells e smallcells  vendidas pela empresa, mas funciona inclusive em macro cells, ou seja, o usuário, ao mesmo tempo em que recebe dados pelo WiFi de casa, transmite usando a rede LTE caso esteja conectado apenas a uma ERB de grande cobertura. Em alguns casos será possível, no download, combinar a rede LTE e WiFi, ampliando ainda mais o ganho de performance. No futuro, a empresa trabalha para que essa funcionalidade possa ser nativa dos chipsets dos smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.