5G será realidade em 2020; até lá, propostas e conceitos serão testados

As evoluções tecnológicas em relação a redes de telecomunicações costumam chegar em ondas nos encontros anuais do Mobile World Congress, o principal evento de mobilidade do mundo, que acontece esta semana em Barcelona. A onda do 5G ainda está no nível da "prova de conceito", com fornecedores indicando os caminhos técnicos, as definições e padronização ainda sendo desenhadas e uma expectativa de que esse só seja uma realidade comercial em 2020. Mas o que se pode esperar de uma rede 5G que as redes 4G já não ofereçam? Apenas mais velocidade? O presidente da Deutsche Telekom resume os desafios das redes de telecomunicações no ambiente 5G de uma outra maneira. "É o desafio da latência. Estamos lutando com a velocidade da luz. Para que os serviços tenham o mínimo de latência, teremos que colocar o processamento e a nível o mais próximo possível do usuário", diz Tim Höttges.

Notícias relacionadas
Para ele, é possível descrever as redes do futuro dentro de três grandes tendências. A primeiro é a tendência de transformar elementos físicos da rede em software, e isso inclui SIM Cards e set-top boxes. "É mais fácil atualizar e manter elementos que não são físicos", diz. Outro desafio é o da virtualização das redes, dotando os serviços de maior redundância e processamento remoto. A convergência de plataformas, com a adoção de redes heterogêneas, com diferentes tecnologias de acesso, também é uma tendência aparentemente consolidada. E por fim a tendência da análise de dados, para a sofisticação e personalização dos serviços.

Esse é um caminho que vale não apenas para o ambiente 5G, mas que já começa a ser adotado agora, sobretudo com o 4G se tornando uma realidade. Desde a implementação das primeiras redes 4G, no final de 2009, já existem 350 delas em operação, cobrindo 25% da população mundial. Em mercados mais maduros com o 4G, como os EUA, 50% dos usuários já estão nessa tecnologia. A Europa deve chegar ao mesmo patamar em 2020, segundo as estimativas da GSMA.

Ainda que as redes 5G ainda estejam distantes no horizonte, operadores e fornecedores se apressam para realizar os primeiros trials e demonstrações de tecnologias LTE Advanced, na tentativa de estabelecer um primeiro passo rumo a redes 5G.  Durante o evento, a Telefônica está mostrando uma rede LTE-A integrada à sua rede 4G normal. A operadora utiliza três faixas de espectro combinadas para oferecer acessos de até 375 Mbps. No caso da demonstração de Barcelona, a operadora está usando 20MHz na faixa de 2,6 GHz, 20 MHz na faixa de 1,8 GHz e 10 MHz na faixa de 800 MHz.

A Korea Telecom (KT Telecom) propõe o primeiro  padrão-conceito de uma rede 5G, ainda que a padronização geral não esteja definida, para estrear o primeira demonstração nos Jogos de Inverno de Pyongchang, em 2018. A proposta da operadora é usar a faixa de 28 GHz para criar uma rede ultra densa com transmissões até 100 vezes mais rápidas que o serviço regular de 4G. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida com a Samsung, Qualcomm e com a Ericsson. O modelo da KT prevê ainda o uso das faixas de 180 MHz e o uso da tecnologia LTE over WiFi nas faixas de 5GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!