Comunistas criticam investida da Sonae sobre a Portugal Telecom

A Comissão Política do Partido Comunista Português (PCP) criticou o lançamento da operação pública de aquisição da Portugal Telecom (PT) pelo grupo Sonae, segundo nota do PCP divulgada pelo jornal português Avante!. O argumento do PCP é que isto tem como objetivo liquidar o papel do Estado no setor de telecomunicações, ?criando as condições para que este setor estratégico para a economia, o desenvolvimento do País e a soberania nacional passe para o controle de grupos internacionais?.
No comunicado, o PCP afirma que a política de privatização da Portugal Telecom eliminou milhares de postos de trabalho e cortou investimentos no setor. O partido considera essencial o controle nacional no setor de telecomunicações e garante que a aquisição conduziria o Grupo Portugal Telecom ao desmembramento, com efeitos irreparáveis na prestação de serviços públicos. A posição do Estado como detentor de golden shares da operadora de telefonia, contudo, sofre críticas dentro da Comissão Européia.

Vantagem para Telefónica

Notícias relacionadas

Outro ponto mencionado foi que a aquisição pela Sonae dividiria a PT em benefício de grupos internacionais, e detalhou: ?A Sonae, em parceria com a France Telecom, pode associar a Optimus à TMN e controlar a TV a cabo. A Telefónica ficaria com a totalidade da Vivo, como decorre das condições contratuais celebradas com o Grupo Portugal Telecom, ficando em melhores condições para controlar o conjunto da Ibero-América. A France Telecom, defendendo os interesses estratégicos franceses, poderia comprar a PT Comunicações e alargar a sua influência na África, e o Santander se beneficiaria de lucros elevadíssimos em todas essas operações?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!