MDIC cria coordenação de economia digital que tratará da regulação econômica de plataformas digitais

O Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) criou a Coordenação de Serviços e Mercados Digitais, que entre outras atribuições, deve apresentar políticas para as plataformas digitais focadas na regulação econômica e na inovação.

A coordenação terá como setores internos uma área focada em Promoção da Concorrência Digital e outra em Inovação em Tecnologias Digitais. A nova área do MDIC terá competências propor medidas e normativos para a promoção da concorrência nos mercados de serviços digitais e promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na economia digital.

Agenda digital do governo

Notícias relacionadas

A nova área do MDIC se soma às diversas outras que terão como tema central regular o mundo digital, tanto internamente no governo, quanto para o mercado.

Apontada durante a transição como a grande discussão esperada para o novo governo Lula, apesar dos diversos espaços em órgãos diferentes, ainda é incerta qualquer análise sobre quem vai liderar, e como, as discussões sobre regulação do ecossistema digital e coordenar as ações para que os impactos da transformação digital possam transbordar para outras áreas dos serviços públicos e da economia de uma maneira geral.

Uma análise preliminar feita por este noticiário sobre a estrutura de todos os 39 ministérios ou secretarias especiais que compõem a formação do Executivo de Lula mostrava que em pelo menos 10 deles há áreas específicas tratando da agenda digital, da inovação e dos processos de transformação tecnológicas relevantes. São 11 agora com o MDIC.

Trata-se de uma dispersão muito parecida, e em alguns casos ampliada, daquela existente nas estruturas governamentais anteriores. E não existe nenhuma sinalização sobre se haverá, ou como funcionará, uma coordenação conjunta de todos os esforços.

Evento

O tema da regulação do ambiente digital é um dos tópicos abordados no Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado em conjunto pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM-UnB) no próximo dia 15 de fevereiro, em Brasília. Mais informações sobre o evento, incluindo programação e condições de inscrição, estão disponíveis no site www.politicasdetelecom.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!