Feninfra teme 'inversão de responsabilidades' em proposta da Aneel para postes

Foto: Pixabay

Representando empresas de instalação e manutenção de redes de telecom, a Feninfra teme que a proposta da Aneel para o novo regulamento de compartilhamento de postes gere uma "inversão de responsabilidades" entre a cadeia e o setor de energia.

Em comunicado emitido pela entidade, foram reiteradas preocupações detalhadas por TELETIME há duas semanas. Entre elas, o receio que apenas as operadoras "paguem a conta" do reordenamento das redes aéreas, eximindo distribuidoras de energia.

"Querem atribuir a culpa desta situação de confusão nos postes ao setor de telecomunicações, numa inversão de responsabilidades. Evidente que é preciso um reordenamento de postes, mas os recursos devem sair do que já é pago atualmente pela ocupação de infraestrutura, sem custos adicionais", afirmou a presidente da Feninfra, Vivien Mello Suruagy.

Notícias relacionadas

"Esse trabalho de planejamento e reorganização precisa ser feito sob a liderança das empresas de telecomunicações e sem subsídio cruzado entre setores", acrescentou a dirigente, em nota divulgada nesta quarta-feira, 2.

Mesmo a ideia (defendida pelo setor de telecom) de um operador neutro para o reordenamento dos postes não agradou no formato proposto pela Aneel. Segundo a Feninfra, o texto em consulta não garante um "operador independente" para a função. A entidade ainda reiterou que as empresas de telecom trabalham em um modelo alternativo de fiscalização dos postes, baseado em autorregulação setorial.

Empresas regulares

Para a Feninfra, caso prospere a proposta da Aneel (que ainda precisa passar por consulta pública na Anatel), o impacto negativo recairia sobre empresas "regularizadas e que atuam de forma correta". O cenário teria reflexo nos investimentos, sobretudo no momento da chegada do 5G.

"A questão da ocupação dos postes está diretamente ligada com a precarização da qualidade dos serviços de implantação de infraestrutura. Afinal, há muitas empresas clandestinas atuando sem nenhum contrato formal e supervisão das companhias de energia, responsabilidade das elétricas. São empresas que não possuem mão-de-obra qualificada e regularizada e não adotam práticas corretas de engenharia e construção. A proliferação dessas empresas deve ser coibida", argumentou Vivien Suruagy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!