UIT aprova padronizações globais para 5G com Release 15

Enquanto no Brasil se levantou a polêmica da proposta de edital do leilão de 5G com a obrigação de estações radiobase com o Release 16 do 3GPP, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) aprovou novos padrões IMT-2020 para a quinta geração. A recomendação foi publicada na segunda-feira, 1º, e determina que as interfaces de rádio sejam no Release 15 ou superior com a especificação New Radio (NR). Clique aqui para acessar o documento.

Essas padronizações estavam em discussão por mais de cinco anos e permitirão um caminho para especificação global da tecnologia por governos, reguladores e pela própria indústria. As interfaces determinadas são as propostas do 3GPP para Release 15 ou superior com combinação de NR e LTE (4G) e totalmente NR, além do padrão 5Gi da Sociedade de Desenvolvimento de Padrões de Telecomunicações da Índia (TSDSI, na sigla em inglês).

A associação global de fornecedores móveis GSA divulgou nota nesta terça-feira, 2, comemorando a aprovação do novo conjunto de padrões como especificação global do IMT-2020. No comunicado, o presidente da entidade, Joe Barrett, lembra que há registro de 85 redes 5G operando e 300 dispositivos disponíveis com frequências baixas, médias e altas no mundo, incluindo redes privadas e acesso fixo móvel (FWA). 

Notícias relacionadas

A proposta da Anatel com compromisso de implantação de ERBs com o Release 16 causou surpresa no setor, por basicamente exigir uma implantação de rede de acesso quase do zero, uma vez que precisa atender aos requisitos de URLLC (Ultra Reliable Low Latency, que são redes ultra confiáveis e de baixíssimas latências), mMTC (massive Machine Type Comunication, que é a capacidade de conectar simultaneamente uma grande quantidade de dispositivos), além do eMBB (enhanced mobile broadband, que é o aumento de velocidade das conexões, já viabilizado nos releases anteriores).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!