Telefônica também pede arbitragem em relação ao contrato de STFC

Foto: Pixabay

A Telefônica também pediu, a exemplo do que já havia feito a Oi, a abertura do processo de arbitragem com a Anatel em relação aos episódios que teriam, na visão da empresa, gerado desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Segundo apurou TELETIME, a argumentação da Telefônica vai na mesma linha da Oi: ao longo dos anos, algumas decisões da Anatel (ou ausência de deliberações da agência), implicaram um desequilíbrio dos contratos gerando saldos em favor das concessionárias. A Telefônica é a segunda maior concessionária de telefonia fixa e, a exemplo da Oi e da Algar, terá agora que avaliar se migra a sua concessão para o modelo de autorizações; se espera o fim do contrato de concessão em 2025; ou pede a renovação de sua concessão. Em 2018, contudo, as concessionárias, de maneira conjunta, contrataram um estudo de consultoria para identificar os elementos que teriam gerado desequilíbrios e chegaram a uma lista de cerca de 10 episódios em que isso aconteceu.

Entre eles estão a mudança do índice de reajuste em 2003 para o IST; atrasos na homologação de tarifas; saldos de metas de universalização entre outros. Desde então, questionaram administrativamente estes episódios e, como já era esperado, a Anatel não reconheceu nenhum desequilíbrio. Com isso, as operadoras passaram a  preparar o procedimento arbitral, previsto nos contratos de concessão de STFC. A disputa é de bilhões de reais e será essencial para a migração das concessões em autorizações, para definir os saldos em favor ou contra as empresas no final dos contratos em 2025 e mesmo para que elas cumpram ou não os compromissos previstos no Plano Geral de Metas de Universalização. Na última versão do PGMU, por exemplo, as concessionárias estão obrigadas a levar backhaul em todos os municípios não conectados (cerca de 1,1 mil cidades). 

Agora, será necessário escolher o painel de árbitros e definir alguns procedimentos arbitrais, o que é feito conjuntamente entre a empresa e a Procuradoria Federal Especializada da Anatel.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!