Publicidade
Início Newsletter GT do 5G na Câmara se reunirá com Carlos Baigorri nesta semana

GT do 5G na Câmara se reunirá com Carlos Baigorri nesta semana

Ao Grupo de Trabalho criado no âmbito da Câmara dos Deputados para acompanhar a implementação da tecnologia 5G no Brasil terá uma reunião Carlos Baigorri nesta quinta-feira, 4, às 10h, para ter maiores explicações sobre a proposta do edital. Segundo apurou TELETIME, a comitiva será formada apenas por parlamentes e consultores da Câmara dos Deputados que estão assessorando o GT. A reunião será na sede da Anatel.

Carlos Baigorri é relator do texto do edital do leilão das frequências que serão usadas na implantação da quinta geração de telefonia móvel no Brasil. A proposta apresentada por Baigorri começou a ser analisada na segunda-feira, 1º, mas por pedido de vista do presidente da Anatel Leonardo Euler, teve sua votação adiada para o próximo dia 24.

O edital

Notícias relacionadas

Nesta terça-feira, o Ministro das Comunicações, Fabio Faria, comemorou a maioria formada no Conselho Diretor da Anatel para a aprovação do texto do edital de licitações das frequências de 5G elaborado por Carlos Baigorri. Mas as obrigações trazidas pela Portaria 1.924/2021 causou surpresas e preocupações no setor de telecomunicações.

Uma da preocupações da coordenadora do GT, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), é a de que a implementação do 5G no Brasil não pode ser capitaneada por um debate ideológico, e lembrou que banir a Huawei da lista de fornecedores pode trazer impactos negativos para o Brasil.

A proposta do edital apresentada por Carlos Baigorri não apresenta nenhum empecilho ou veto à fornecedores. Mas por medidas de segurança, propõe a criação de uma rede privativa de comunicação da administração pública federal, que pode ser implementada por fornecedores diferentes das que as operadoras usam. O tema está causando preocupações no setor de telecomunicações por conta dos custos de implantação dessa infraestrutura exclusiva para o governo.

A Consultoria Legislativa que assessora o Grupo de Trabalho apontou em relatório interno algumas possibilidades de atuação do Congresso Nacional que podem impedir, de alguma forma, a proibição de empresas como a Huawei no fornecimento de equipamentos para a quinta geração de tecnologia móvel no país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile