AT&T anuncia lançamento de 5G experimental em duas cidades nos EUA

A operadora norte-americana AT&T anunciou planos de "lançar 5G" em duas cidades nos Estados Unidos, Austin e Indianápolis, "nos próximos meses" como parte do programa "5G Evolution Markets". A empresa quer oferecer velocidades iniciais de 400 Mbps, embora prometa conseguir atingir 1 Gbps teóricos "até o final do ano" por meio da implantação de tecnologias como agregação de portadoras e acesso de licença assistido (LAA) em LTE. A tele diz que trabalhará com diferentes fornecedores tanto para as soluções fixas quanto móveis, e explorará as frequências de 28 GHz, 39 GHz e nas bandas sub-6 GHz.

Além dos testes comerciais, a empresa lançará no segundo trimestre dois ensaios com 5G nos laboratórios de Austin, que se juntará à demo para usuário corporativo na cidade texana. Esses testes terão suporte à rede existente de quinta geração, assim como novos trials utilizando a conexão fixa 5G e a habilidade de transmitir o DirecTV Now.

Notícias relacionadas

O anúncio aconteceu na quarta-feira, 1º, justamente no mesmo dia em que a operadora australiana Telstra anunciou planos semelhantes de chegar à 1 Gbps na rede móvel, mas ainda chamando-a de LTE. No caso da Austrália, não foi informado que faixas a operadora utilizará, mas alegou que somará 60 MHz de capacidade.

Mais planos

A AT&T também apresentou planos na infraestrutura de rede. A companhia destacou que transferiu 34% das funções para as redes definidas por software (SDN), com objetivo de chegar a 75% em 2020. A meta para chegar à virtualização da rede ao final de 2017 é de 55%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!