Inmarsat lança segundo satélite da frota Global Xpress

A operadora satelital Inmartsat informou nesta segunda-feira, 2, que o lançamento do segundo satélite da frota Global Xpress, o Inmarsat-5 F2, foi bem sucedido. O artefato, que cobrirá as regiões das Américas e do Oceano Atlântico, foi levado pelo foguete Proton Breeze M, da International Launch Services, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no domingo, 1º. A separação da aeronave para a liberação do satélite foi realizada na madrugada desta segunda e também foi bem sucedida.

Notícias relacionadas
Nas próximas semanas, o time da Inmarsat comandará o aparelho para uma série de manobras que o colocarão em uma órbita elíptica geossincronizada. Ao final deste mês, o satélite completará a instalação de seus painéis solares e refletores, operação seguida por uma fase de aumento de órbita, levando a espaçonave para sua posição orbital geoestacionária final. Segundo a empresa, tudo será completado ao final de março, com testes de carga previstos para o começo de abril.

O Inmarsat-5 F2 é parte do investimento de US$ 1,6 bilhão da operadora na frota Global Xpress, que visa fornecer banda larga móvel via banda Ka com cobertura em todo o planeta. O primeiro artefato foi enviado ao espaço em julho do ano passado, cobrindo as regiões da Europa, Oriente Médio, África e Ásia. O próximo lançamento será o Inmarsat-5 F3, que também será lançado pelo Proton "nos próximos meses", e a companhia espera completar a cobertura global no começo do segundo semestre deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!