Anatel aprova destinação do 3,5 GHz para o SMP

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta terça-feira, a alteração do Regulamento sobre Condições de Uso da faixa de 3,4 GHz a 3,6 GHz, atribuindo e destinando também ao Serviço Móvel Pessoal (SMP) a exploração dessas radiofrequências. A proposta já havia passado por consulta pública em 2008 e o conselho decidiu que não seria necessária mais uma avaliação da sociedade sobre a mudança. Isso não significa, contudo, que as operações se SCM nesta faixa terão mobilidade. Para poder prestar o serviço móvel, é preciso uma autorização específica para o serviço.
Com o novo regulamento, o SMP poderá explorar a faixa de 3,5 GHz, anteriormente destinada apenas ao STFC e ao SCM. O documento aprovado hoje também garante a destinação da subfaixa de 3.400 MHz a 3.410 MHz para o Serviço Limitado Privado (SLP). Na prática, este bloco tem sido reservado para a exploração por entidades governamentais, na execução de políticas públicas.
A Anatel não divulgou quando o regulamento atualizado será publicado no Diário Oficial da União, mas a expectativa é que a nova destinação entre em vigor ainda nesta semana.

Notícias relacionadas
Interferências
Na deliberação de hoje foi proposta pela conselheira Emília Ribeiro que a Superintendência de Radiofrequência e Fiscalização (SRF) faça um estudo sobre a possibilidade de estabelecer novos parâmetros para a certificação dos equipamentos receptores que usam a Banda C para evitar eventuais interferências entre o serviço de TV via satélite (TVRO) e a oferta de banda larga móvel por meio da faixa de 3,5 GHz. Essa precaução foi tomada por conta da constatação de problemas na recepção de sinais via TVRO com o início da prestação de serviços de Internet na faixa de 3,5 GHz.
Esses problemas foram detectados pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e levados à Anatel em outubro de 2009. A agência estima que existam 20 milhões de equipamentos receptores de TVRO via Banda C. A proposta que será avaliada pela superintendência poderá incluir na lista de dispositivos a serem garantidos para a homologação do certificado pela Anatel a "introdução de solução técnica que impeça a interferência de serviços de banda larga sem fio na faixa de 3,5 GHz", conforme apontado no voto da conselheira, divulgado na página da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!