[Do Mobile Time] O mercado global de redes celulares privativas vai crescer em média 23,3% ao ano em faturamento entre 2022 e 2027, passando de US$ 2,7 bilhões para US$ 7,9 bilhões, projeta a GlobalData.
O maior mercado para redes celulares privativas hoje no mundo são os EUA, que respondem por 21% do faturamento mundial, seguido pela China (11%). Ao longo do período projetado, os EUA serão também o mercado com maior crescimento médio anual, da ordem de 30% ao ano, seguido por Alemanha e Inglaterra, ambos com projeção de crescimento médio de 26% ao ano.
As verticais de manufatura, mineração, utilities e governo são as que mais têm demandado soluções com essa tecnologia, principalmente por causa da segurança na comunicação e pelo alcance e escalabilidade das redes.
Os principais fatores que vêm propiciando o crescimento desse mercado são a oferta de espectro exclusivo para redes privativas em 5G e o surgimento de novas aplicações de IoT para ganho de eficiência operacional usando conexão móvel.
No Brasil, em julho de 2023, Mobile Time – parceiro de conteúdo do TELETIME – mapeou 128 redes celulares privativas em operação, somando aproximadamente 950 sites. Os setores de óleo e gás e de agricultura são os líderes em projetos no País. O relatório completo, batizado como Mapa do Ecossistema de Redes Celulares Privativas no Brasil, pode ser baixado aqui.