Texto base do relatório do PL das Fake News é aprovado com complementação de voto

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O Grupo de Trabalho que analisa o projeto de lei 2.630/2020, o PL das Fake News, aprovou nesta quarta-feira, 1, o relatório base do texto, elaborado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Silva também apresentou um complemento de voto que também foi aprovado pelo colegiado.

Dentre as mudanças apresentadas no voto complementar, está a que proíbe a restrição de visualização e não acesso a publicações de contas de interesse públicos. Atualmente, qualquer pessoa, incluindo figuras públicas como políticos, podem bloquear e vedar o acesso aos conteúdos das suas redes sociais. A sugestão foi da deputada Natália Bonavides (PT-RN).

Orlando Silva também acatou sugestão do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), para estabelecer que a obrigação dos provedores de disponibilizar informações sobre suas regras estende-se também à comercialização de produtos e serviços.

Notícias relacionadas

Outra sugestão acatada por Orlando Silva foi apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que propõe limitar, em vez de vedar, o encaminhamento de mensagens ou mídias para vários destinatários, de acordo com o estabelecido no Código de Conduta que será elaborado pelas empresas de aplicação.

O voto complementar do deputado Orlando Silva também veio com sugestão apresentada pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), prevendo que as competências atribuídas ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) pelas leis 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e 13.853/2019 (que cria a ANPD) serão complementadas por outras previstas em regulamento.

Também pelas novas alterações apresentadas por Silva está a exclusão da competência do CGI.br para certificar a entidade de autorregulação que deverá ser criada pelos provedores de aplicação.

Na próxima semana, o colegiado se reunirá mais uma vez para encerrar a votação das emendas apresentadas pelos parlamentares. Segundo Silva, ainda há esperança de que o relatório seja votado ainda este ano em plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!