No Brasil, GSMA prevê 18% da base móvel no 5G até 2025

Representante global da indústria móvel, a GSMA apresentou nesta terça-feira, 1º, novas projeções sobre o crescimento do mercado na América Latina nos próximos anos. Segundo a entidade, o Brasil terá 18% da base móvel em 5G até 2025, puxando o crescimento da região.

Para toda América Latina, a expectativa da GSMA é de 9% dos acessos móveis na tecnologia ao fim dos próximos cinco anos. Isso representaria algo em torno de 62 milhões de clientes 5G. Já o 4G deve passar de atuais 49% para 67% da base (ou de 76% para 81% no Brasil).

México (12%), Chile (8%), Argentina (7%), Colômbia e Peru (6%) devem caminhar em ritmo mais lento que o brasileiro. Assim, a base média 5G do continente deve ser menor que a global em 2025 (21%). Na América do Norte, espera-se que 51% dos usuários já contem com padrão ao fim dos próximos cinco anos; na Europa, 34%.

Notícias relacionadas

2022

A GSMA também fez uma projeção mais imediata para clientes 5G no continente: até 2022, a empresa avalia que 15 milhões de usuários já contem com o serviço na América Latina.

"Na América Latina, Brasil e Uruguai lançaram serviços 5G, com testes 5G realizados em pelo menos oito outros mercados. Esperamos que a tecnologia se espalhe para o resto da região ao longo do próximo década, mas é importante que os formuladores de políticas comecem o planejamento agora", pediu o relatório da GSMA.

"Leilões de espectro nas bandas de 3,5 GHz e 26 GHz no Brasil são esperados no primeiro semestre de 2021, enquanto os reguladores do Chile, Colômbia e República Dominicana também anunciaram intenções de atribuir espectro 5G em 2021", lembrou o documento.

"Claro que a pandemia não pode ser ignorada. Em janeiro e fevereiro a gente viu o número de implantações do 5G reduzir, então ajustamos predições", afirma o analista da GSMA, James Joiner, durante evento promovido pela associação. "Mas o número lançamentos pegou de novo", completa.

Joiner faz a ressalva, contudo, de que na Índia haverá atraso no leilão de novas frequências, e que isso pode acontecer em outros casos. Mas ele destaca que há um otimismo no mercado: para 90% das empresas, a utilização de 5G em padrão standalone (ou seja, sem precisar de core de rede 4G) não deverá demorar a chegar à América Latina.

Internet

De modo geral, a GSMA espera que 80 milhões de novos usuários de Internet móvel sejam adicionados na região até 2025. Destes, 24 milhões viriam do Brasil, 19 milhões do México e 8 milhões, da Colômbia. Assim, a região teria 423 milhões de usuários de dados móveis em cinco anos (ou 64% de penetração), 484 milhões usuários únicos de serviços móveis e 666 milhões de SIM cards ativos. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!