A Intelsat finalizou a compra da divisão de aviação comercial (CA, na sigla em inglês) – ou seja, de banda larga em aviões (in-flight connectivity – IFC) – da fornecedora de serviços Gogo. Segundo as empresas nesta terça-feira, 1º, foram pagos US$ 400 milhões em dinheiro por uma subsidiária da operadora satelital.
A Gogo continuará como empresa de capital aberto, mas agora focada em redes ATG ("ar-terra", na sigla em inglês) e espectro proprietário para backhaul para o mercado de aviação. Com a venda, a companhia deverá fortalecer a posição financeira ao reduzir a dívida líquida e aumentar a capacidade de investimento, incluindo para o 5G.
Com o fechamento da transação e após pagamento de juros (US$ 53 milhões) anuais em novembro, a Gogo contava com um caixa de aproximadamente US$ 460 milhões e uma dívida líquida de cerca de US$ 770 milhões. A empresa iniciará um programa de refinanciamento com emissão de títulos de dívidas em maio de 2021 para alinhar o balanço com a nova estrutura de negócios.
Mesmo já enfrentando um processo de recuperação judicial, a Intelsat anunciou a aquisição da divisão de conectividade embarcada da Gogo há exatos três meses. A expectativa da operadora satelital é aproveitar uma oportunidade de crescimento desse mercado com a incorporação do portfólio com 3 mil aeronaves comerciais de 21 empresas aéreas conectadas com a plataforma de antenas de banda Ku.
"A finalização da venda de nosso negócio de CA para a Intelsat marca o começo de um novo capítulo para a Gogo; somos líderes na área de aviação e agora passamos a ter um foco único em servir esse mercado atrativo", disse em comunicado o CEO e presidente da empresa, Oakleigh Thorne. Ele destaca ainda que essa divisão se provou "resiliente em face da pandemia da covid-19, já que o número de aeronaves corporativas online hoje está quase nos níveis de janeiro".