Desafio da radiodifusão é justificar manutenção do espectro, dizem especialistas

O Brasil conseguiu manter a destinação da faixa de UHF (470 MHz a 698 MHz) para a radiodifusão na conferência mundial de radiocomunicação (WRC 15) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), encerrada na semana passada, porém essa decisão é temporária e pode mudar já em 2019, segundo afirmou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão. Ele ressalta que o desafio para os técnicos desse setor será apresentar estudos técnicos robustos que sustentem essa manutenção. "Nós ganhamos um fôlego de até oito anos", disse nesta terça-feira, 1º, em debate sobre o uso de espectro organizado pela Momento Editorial.

Durante a WRC-15, a maioria dos países defendeu a identificação mundial da faixa para serviços móveis e que alguns deles, como Estados Unidos e Canadá, já adotaram. Martinhão reconhece a necessidade da radiodifusão por espectro, mas ressalta que a harmonização da faixa para o IMT pode acontecer, como ocorreu com a faixa de 700 MHz.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, a radiodifusão já está espremida na faixa de UHF e não pode abrir mão de mais espectro. Ele afirma que a segunda onda de digitalização da TV, com as transmissões em 4K e 8K, terá que vir do uso eficiente do espectro, ou seja, utilizará o mesmo canal de 6 MHz, já distribuídos hoje, com uso de muita tecnologia.

Notícias relacionadas

Satélites

O setor de satélites também ficou satisfeito com as conquistas da delegação brasileira na WRC 15. Segundo o consultor de engenharia de satélite, Paulo Bertram dos Santos, a identificação adicional da faixa de 14,5 a 14,8 GHz para serviços de satélite em banda Ku e a manutenção da faixa de 27,5 GHz para o serviço foram resultados importantes.

Santos disse que os espectros já identificados para serviços de satélites podem suportar o crescimento do setor, mas o existente precisa ser protegido de interferências. Ele citou o caso da banda C (3,5 GHz), que muitos países já estão destinando para o IMT. "No Brasil, esse espectro é importante nas transmissões de serviços da radiodifusão", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!