Ipea e ABTA: TV paga não vai resolver sozinha o problema da banda larga no Brasil

A nova legislação de TV por assinatura não terá apenas efeitos positivos como os esperados pelo governo. Segundo a análise do Ipea, existem possíveis cenários que devem ser considerados em que haverá alguns efeitos colaterais da nova lei. O instituto apresentou sua análise em evento promovido pelo Ministério das Comunicações nesta quinta, 1º, em Brasília. Segundo Rodrigo Abdalla, pesquisador do Ipea, é esperada uma intensificação da competição em regiões de maior poder aquisitivo e em áreas já servidas pelo serviço, "e com isso não devem ser cobertos os gaps de cobertura que temos no Brasil". Além disso, lembra o Ipea, a entrada de players com grande capacidade de investimento e negociação pode gerar desequilíbrios em relação a operadores de menor capacidade financeira.

Notícias relacionadas
Para o Ipea, a realidade mostra que quando os serviços de TV por assinatura e banda larga estão disponíveis, é a TV por assinatura quem viabiliza a existência da rede, entrando a banda larga como um serviço complementar.

A manifestação do Ipea estava em linha com a provocação feita pelo presidente da ABTA, Alexandre Annenberg. "Não esperem que a TV por assinatura resolva o problema da banda larga no Brasil ", provocou. Um pouco antes, o diretor de banda larga do Ministério das Comunicações, Arthur Coimbra, havia exposto dados para mostrar que o desenvolvimento do mercado de cabo pode trazer mais 4,4 milhões de acessos banda larga ao País.

Segundo Alexandre Annenberg, é preciso que se olhe exemplos como o da Coréia do Sul, em que a demanda do governo por redes que pudessem dar suporte a aplicações de serviços públicos é que impulsionou o mercado de banda larga. Para Annenberg, a TV por assinatura sozinha não é capaz de financiar a construção de rede de banda larga em regiões sem atratividade econômica. É preciso que o Estado crie um mercado para esses investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!