Intelig nega rumores de aquisição pela TIM

A despeito dos rumores de mercado no sentido de que a TIM tenha adquirido a operadora de telefonia fixa e de longa distância Intelig, o presidente desta última empresa, Leo Simpson, disse desconhecer que esteja ocorrendo tal processo ou que haja indícios neste sentido. Por exemplo, não está havendo due diligence nem o assunto foi discutido entre os acionistas (o grupo Docas Investimentos, do empresário Nelson Tanure) e a direção da Intelig. Entretanto, isto não é garantia de que o processo de venda não esteja em andamento. O executivo não quis comentar se a fusão seria boa para a Intelig e lembrou que a empresa está trabalhando com o orçamento para 2009.
Uma outra fonte próxima à Intelig informou a TELETIME News que houve sim conversas entre os acionistas das duas empresas, mas nada estaria fechado até agora.
Os boatos não afetaram os clientes, diz Simpson. E isto não é de se estranhar. Afinal, eles ouviram durante os últimos seis anos que a empresa estava sendo vendida para "este ou aquele" investidor, até que as tentativas culminassem num acordo com o grupo Docas, o que os deixou acostumados a esse tipo de rumor. Surpreendente mesmo seria passar seis anos à procura de um comprador e depois ser vendida duas vezes em um ano. Para Simpson, pode ser uma mera especulação para ver a reação do mercado.

Notícias relacionadas
No Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e na Anatel não consta qualquer pedido de avaliação sobre uma fusão entre as duas empresas. Mas é importante lembrar que esses dois órgãos, em tese, só ficam sabendo de algo assim quando há uma iniciativa oficial ou, no mínimo, uma consulta. E ao que tudo indica nada disto foi feito.
Mercado
Os analistas receberam com desconfiança a notícia de que a Intelig seria vendida para a TIM. "Não sei se seria um investimento prioritário para a TIM nesse momento em que ela precisa investir mais na rede celular e tem dívidas para pagar em razão das licenças de 3G", comentou Luciana Leocádio, da Ativa. Eduardo Roche, do Modal, entende que a rede de Intelig agregaria valor à TIM, mas seria preciso analisar o preço a ser pago. "Tudo depende do preço e da estratégia por trás da aquisição", resumiu.
O boato de compra da Intelig não parece ter interferido tanto nos papéis da TIM nessa segunda-feira, 1. As ordinárias (TCSL3) e as preferências (TCSL4) fecharam em baixa próxima à média da Bovespa. Enquanto a Bolsa teve queda de 5,07%, a TCSL3 caiu 4,34% e a TCSL4, 2,6%.
Planos para 2009
A Intelig está sob controle do grupo Docas desde o início deste ano. De acordo com entrevista de Simpson para a edição de novembro da revista TELETIME, a empresa deverá aumentar a receita bruta para 2009 – em 2007 foram R$ 700 milhões. De janeiro a agosto de 2008 o segmento de dados cresceu 42% para o mercado corporativo e 10% para o residencial em relação a igual período de 2007. Entre os novos planos para a Intelig estão a retomada do investimento no mercado residencial aproveitando seu backbone nacional em fibra óptica com a última milha em open WiMAX. A idéia é comprar licenças assim que sair o leilão de novas freqüências para esta tecnologia. A área corporativa hoje é responsável por 80% de sua receita. O backbone da Intelig poderia ser interessante para a TIM, que passou a oferecer recentemente telefonia fixa por sua rede móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!