No ano que vem, a teledensidade móvel deverá chegar a 40%, com cerca de 75 milhões de usuários para uma população de 184 milhões de habitantes, afirma o presidente do conselho de administração da Associação Brasileira para Fomento de Negócios em Redes de Telecomunicações (Abraforte), Paulo Porto Carrero. Segundo o executivo, a perspectiva para este ano é que o Brasil chegue aos 65 milhões de usuários, o que dá uma penetração entre 33% e 34%. Carrero diz que o crescimento da base, de 40% em relação ao ano passado, e a taxa de penetração, de 25% (1/4 da população) para 33% (1/3 da população) mostram que a telefonia móvel ainda tem muito para crescer. Mesmo para o ano que vem, é esperado um crescimento entre 20% e 25%. Somente a TIM, este ano, aumentou sua base em 60%.
Um setor que deve puxar o crescimento no ano que vem é o de conteúdo para internet. E a banda larga móvel deve liderar esse segmento, diz.
Homenagem
Nesta quinta-feira, 2, a entidade promove a oitava edição do Prêmio Abraforte. É uma homenagem aos executivos do setor de telecomunicações e tecnologia da informação que mais se destacaram em 2004. Entre os homenageados estão o presidente da Telefônica, Fernando Xavier Ferreira; o presidente da TIM, Mario Pereira de Araujo; e o CEO da Iqara Telecom, Fernando Mello.
A Abraforte foi fundada 1996 por um grupo de 20 empresas do mercado de serviços e equipamentos para redes de TV por assinatura e, com a privatização das telecomunicações, expandiu sua atuação e passou a ser um gerenciador de fomento de negócios para empresas que atuam no setor.