A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 1º, que vai oferecer gratuitamente um ano de assinatura do app de inteligência artificial Perplexity Pro para clientes elegíveis no programa de relacionamento Vivo Valoriza.
A ferramenta é um mecanismo de busca avançada que utiliza LLM (do inglês large language model) para fornecer respostas em tempo real, baseado em recursos de IA. Em outubro, a Telefónica (dona da Vivo) investiu na Perplexity e indicou planos de trazer a tecnologia ao Brasil.
"Ao contrário das buscas tradicionais de informações na Internet, o mecanismo de busca da Perplexity utiliza IA avançada para entender a intenção das consultas e oferecer respostas precisas e contextualizadas incluindo links das fontes nas pesquisas. Os resultados são em tempo real e utilizam processamento de linguagem natural. Além disso, permite armazenar as respostas e criar coleções a partir delas", explicou a tele, em comunicado.
A plataforma está disponível para clientes Vivo na versão Pro, em português. Segundo a empresa, a oferta de gratuidade equivale a aproximadamente R$ 1 mil em serviços.