A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) inaugurou nesta semana em Porto Alegre um novo Laboratório de Telecomunicações e Compatibilidade Eletromagnética, voltado para o desenvolvimento de tecnologias digitais emergentes.
O novo espaço é equipado com uma câmara anecoica (sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas), ou a primeira do gênero no Sul do Brasil.
A câmara anecoica permitirá a realização de testes em um ambiente de campo eletromagnético controlado, atendendo às normas IEC CISPR 32 e aos regulamentos da Anatel e do Inmetro. O espaço conta com uma área de 430 metros quadrados dedicada à câmara anecóica e instalações laboratoriais modernizadas.
Segundo o diretor dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) da PUCRS, Israel Teixeira, com a tecnologia o laboratório será capaz de fornecer uma infraestrutura para avaliação de produtos de telecomunicações, sistemas de IoT e dispositivos conectados.
"Nós colocamos o Labelo posicionado no seleto grupo de laboratórios brasileiros que detém infraestrutura laboratorial para ensaios em compatibilidade eletromagnética", afirmou o acadêmico. Segundo a PUCRS, no País inteiro existem apenas quatro locais com a mesma infraestrutura anecoica.
"No momento tecnológico em que o mundo avança rapidamente em produtos e conectividade, os ensaios em compatibilidade eletromagnética se tornaram essenciais para garantir produtos seguros, interconectados e funcionais – tanto no âmbito doméstico e na indústria, como em hospitais, onde a necessidade de equipamentos imunes à poluição eletromagnética estão ligados à sustentação da vida", afirmou Teixeira.
Segundo a PUCRS, entre os aspectos que podem ser promovidos está a eficiência energética de dispositivos brasileiros. "Além disso, a certificação local reduzirá custos e prazos de desenvolvimento, facilitando a adoção de novas tecnologias".
"Além de aumentar a infraestrutura do laboratório, teremos uma abrangência nos serviços realizados, podendo atender uma gama mais vasta de produtos do mercado, como equipamentos eletromédicos, eletrodomésticos, televisores, máquina de pagamento por aproximação (NFC), entre outros equipamentos que possuem interconectividade", finalizou Israel Texeira.