A Apple vai injetar mais de US$ 1,1 bilhão na Globalstar, empresa de serviços de satélite que é parceira da fabricante do iPhone.
O investimento da Apple financiará uma nova constelação de satélites da Globalstar, que, em conjunto com a infraestrutura já existente, expandirá a cobertura da rede utilizada por novos smartphones da marca.
A Apple também adquiriu ações da classe B da subsidiária responsável pela operação nova rede de satélites, pelo valor de US$ 400 milhões.
A parceria tem o objetivo principal expandir a capacidade da Apple de oferecer conectividade via satélite aos seus usuários, especialmente em áreas remotas onde a cobertura celular é limitada. A Apple terá acesso a 85% da capacidade da nova rede de satélites, garantindo prioridade aos seus clientes no acesso à conectividade via espaço.
A companhia planeja lançar o serviço de mensagens via satélite para dispositivos iOS 18, permitindo que os usuários se conectem mesmo em áreas sem cobertura celular. O plano foi anunciado durante o evento WWDC 2024, em junho deste ano.
A Globalstar declarou que parte do valor arrecadado será destinada ao pagamento de suas dívidas atuais, além do investimento nas necessidades para ampliação da rede de satélites.