TIM amplia testes com 5G em São Paulo

Foto: Ismar Ingber/Divulgação

A TIM tem efetuado testes com a tecnologia 5G desde junho deste ano, mas nesta última semana, a operadora ampliou suas demonstrações. Nesta sexta-feira, 1º, a empresa acrescentou mais uma loja em São Paulo com os testes realizados em parceria com a Ericsson (em equipamentos de rede) e com a LG (com o terminal), desta vez na unidade do Shopping Morumbi. Iniciada no mês passado, a demonstração no Shopping Ibirapuera continua disponível até dezembro, e a intenção é a de levar o espaço para mais oito unidades em outros estados brasileiros até o final do ano. 

O teste na loja é realizado com a faixa de 3,5 GHz, obtida com licença específica da Anatel, e utiliza o smartphone LG V50 para demonstrações de velocidade. Há ainda aplicações de realidade virtual com equipamento da Sidia e AWG. 

Durante a Futurecom nesta semana na capital paulista, a TIM ressaltou a expectativa no leilão (e os receios com indefinições) e também demonstrou testes com 5G. Na ocasião, a empresa levou aplicação de telemedicina esportiva, mais uma vez com a Ericsson como fornecedora do core virtual (vEPC). A companhia apresentou o efeito da tecnologia na área da saúde, com atendimento médico baseado em imagem com luva tátil (feedback háptico), o mesmo que já havia sido demonstrado nos testes com a companhia sueca em Santa Rita do Sapucaí (MG), em setembro. O argumento é que o 5G permite um diagnóstico mais imediato e maior rapidez nos resultados de exames que dependem de comunicação entre aparelhos, como os que dependem de imagens de alta definição para diagnósticos.

Notícias relacionadas

Segundo a TIM, os três "Living Labs" em Florianópolis, Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí continuam os estudos para aprimoramento de soluções que serão "potencializadas com a chegada do 5G". A operadora ainda deverá ativar outra rede experimental com a quinta geração de rede móvel para as startups no espaço Cubo Itaú, também em São Paulo, até dezembro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!