Montadora da Foxconn eleva lucro com forte demanda pelo iPhone 5

A Hon Hai Indústria de Precisão, divisão da Foxconn International Holdings (FIH) responsável pela montagem de eletrônicos, registrou um desempenho espetacular no lucro do terceiro trimestre deste ano graças à alta demanda pelo iPhone 5, da Apple. O modelo foi a versão do smartphone que mais vendeu, segundo o CEO da empresa, Tim Cook. Além disso, o lançamento de dois novos modelos de iPad mantiveram as fábricas em ritmo acelerado e também contribuíram para o bom desempenho da empresa no período.

Notícias relacionadas
Na semana passada, a Apple divulgou a venda de 26,9 milhões de iPhones no último trimestre. Já entre iPads, foram 14 milhões de unidades vendidas — um aumento de 26% em relação ao ano passado, o que indica o aquecimento do mercado e o aumento das intenções de compras futuras mesmo com as incertezas da economia na Europa.

Uma das principais fornecedoras de componentes eletrônicos para os dispositivos móveis da Apple, a fabricante registrou lucro de 30,25 bilhões de novos dólares taiwaneses (o equivalente a US$ 1,031 bilhão) no terceiro trimestre, alta de 139,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de não divulgar a proporção da receita proveniente da produção para a Apple, analistas ouvidos pelo Financial Times estimam que a fração esteja entre 40% e 50%.

Mesmo com tais ganhos, analistas alertam sobre a capacidade da fabricante de superar os crescentes custos com a folha de pagamento na China. A Foxconn tem a difícil tarefa de gerenciar milhões de trabalhadores em fábricas localizadas em diversos países, e enfrenta um cenário de mão de obra cada vez mais disputada, o que pressiona os salários.

Recentemente, a fabricante se viu pressionada a aumentar as equipes de produção do iPhone, em razão da elevação nos padrões de qualidade impostos pela Apple. Além disso, passou por auditorias nas unidades produtivas para garantir condições mínimas a seus funcionários. Assim, a Foxconn também foi obrigada a melhorar a remuneração e a ampliar os direitos dos empregados, o que, consequentemente, gerou mais custos de operação.

Ainda assim, eles esclarecem que é apenas um ponto de atenção, pois no geral estão otimistas sobre a performance da Hon Hai/Foxconn até o fim do ano. Tanto o iPhone 5 quanto as duas novas versões do iPad devem manter os trabalhos da chinesa a todo vapor por terem se tornado "desejo de consumo" em diversas localidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!