Montadora da Foxconn eleva lucro com forte demanda pelo iPhone 5

A Hon Hai Indústria de Precisão, divisão da Foxconn International Holdings (FIH) responsável pela montagem de eletrônicos, registrou um desempenho espetacular no lucro do terceiro trimestre deste ano graças à alta demanda pelo iPhone 5, da Apple. O modelo foi a versão do smartphone que mais vendeu, segundo o CEO da empresa, Tim Cook. Além disso, o lançamento de dois novos modelos de iPad mantiveram as fábricas em ritmo acelerado e também contribuíram para o bom desempenho da empresa no período.

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Na semana passada, a Apple divulgou a venda de 26,9 milhões de iPhones no último trimestre. Já entre iPads, foram 14 milhões de unidades vendidas — um aumento de 26% em relação ao ano passado, o que indica o aquecimento do mercado e o aumento das intenções de compras futuras mesmo com as incertezas da economia na Europa.

Uma das principais fornecedoras de componentes eletrônicos para os dispositivos móveis da Apple, a fabricante registrou lucro de 30,25 bilhões de novos dólares taiwaneses (o equivalente a US$ 1,031 bilhão) no terceiro trimestre, alta de 139,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de não divulgar a proporção da receita proveniente da produção para a Apple, analistas ouvidos pelo Financial Times estimam que a fração esteja entre 40% e 50%.

Mesmo com tais ganhos, analistas alertam sobre a capacidade da fabricante de superar os crescentes custos com a folha de pagamento na China. A Foxconn tem a difícil tarefa de gerenciar milhões de trabalhadores em fábricas localizadas em diversos países, e enfrenta um cenário de mão de obra cada vez mais disputada, o que pressiona os salários.

Recentemente, a fabricante se viu pressionada a aumentar as equipes de produção do iPhone, em razão da elevação nos padrões de qualidade impostos pela Apple. Além disso, passou por auditorias nas unidades produtivas para garantir condições mínimas a seus funcionários. Assim, a Foxconn também foi obrigada a melhorar a remuneração e a ampliar os direitos dos empregados, o que, consequentemente, gerou mais custos de operação.

Ainda assim, eles esclarecem que é apenas um ponto de atenção, pois no geral estão otimistas sobre a performance da Hon Hai/Foxconn até o fim do ano. Tanto o iPhone 5 quanto as duas novas versões do iPad devem manter os trabalhos da chinesa a todo vapor por terem se tornado "desejo de consumo" em diversas localidades.

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