AT&T vende DirecTV para TPG para se concentrar em 5G e fibra

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Foto: David Brown/Pexels

A AT&T anunciou na última segunda, 30, a venda de sua participação restante na DirecTV nos Estados Unidos para a TPG por US$ 7,6 bilhões.

Logo após o anúncio de sua venda, a DirecTV anunciou a compra da Dish TV e da Sling TV, de propriedade da EchoStar, em uma transação que envolve o pagamento de US$ 1 e a assunção de cerca de US$ 9,8 bilhões em dívidas.

No caso d transação envolvendo AT&T e TPG, ela deve ser concluída no segundo semestre de 2025 e permitirá que a compradora se concentre em seu negócio principal de conectividade sem fio 5G e fibra. A DirecTV é um dos maiores provedores de televisão paga dos Estados Unidos, com mais de 14 milhões de assinantes.

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A AT&T adquiriu a DirecTV em 2015 por US$ 48,5 bilhões. No entanto, a empresa vem enfrentando dificuldades nos últimos anos devido à concorrência de serviços de streaming. Em 2021, a AT&T fez uma joint venture com a TPG, vendendo 30% da DirecTV para a empresa de private equity por US$ 1,8 bilhão.

A venda da DirecTV faz parte de um esforço da AT&T para reduzir sua dívida e se concentrar em seus negócios principais. A empresa espera receber um pagamento inicial de US$ 2 bilhões em 2025 e pagamentos adicionais até 2029.

A TPG apontou que a DirecTV continuará a ser liderada por sua atual equipe administrativa, incluindo o CEO Bill Morrow. A empresa também disse que planeja investir na DirecTV para melhorar sua oferta de produtos e serviços.

A venda permitirá que a AT&T se concentre em seus negócios principais de conectividade sem fio 5G e fibra. A empresa espera investir US$ 100 bilhões nesses negócios nos próximos três anos.

Dish por US$ 1

Já no negócio envolvendo a Dish, a negociação, que já vinha sendo especulada há anos, visa fortalecer a posição da DirecTV no mercado de TV por assinatura.

A DirecTV espera que a aquisição da Dish permita que ela ofereça pacotes de programação mais enxutos a preços mais baixos, o que deve atrair aqueles que cancelaram seus serviços de TV via satélite para migrar para o streaming. Combinadas, a DirecTV e a Dish perderam 63% de seus assinantes de TV via satélite desde 2016.

Para a EchoStar, a venda da Dish representa uma oportunidade de se concentrar em outras áreas do negócio, como a operadora móvel Boost Mobile.

A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2025, mas está sujeita a aprovações regulatórias e à aprovação dos detentores de ações da Dish.

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