A Superintendência de Outorgas e Recursos da Anatel publicou nesta terça-feira, 1º, Consulta Pública a proposta de atualização dos requisitos para avaliação da conformidade técnica de estação terminal de acesso (ETA) para a inclusão de requisitos das novas tecnologias 5G NB-NTN, RedCap (FR1) e LTE Cat 1bis.
O 5G NB-NTN envolve a transmissão da tecnologia 5G a partir de redes não terrestres (como satélites), voltada especialmente para o mercado de Internet das coisas (IoT) por conta das suas característica de banda estreita. Ela foi introduzida no Release 17 da 3GPP.
Já o RedCap é a versão simplificada da tecnologia móvel 5G, podendo ser um próximo passo na evolução da rede por sua natureza mais econômica, eficiente e acessível a dispositivos de custo mais baixo, justamente por suas capacidades reduzidas frente ao 5G tradicional.
O LTE Cat 1bis, por sua vez, também é padrão que reduz custos e complexidade de design dos dispositivos, mas desta vez baseado em redes 4G. Ela também mira sobretudo o mercado de IoT.
A Anatel espera as contribuições e sugestões até o dia 9 de dezembro. As manifestações recebidas merecerão exame pela Anatel e permanecerão à disposição do público na Biblioteca da Agência.
Os novos requisitos mínimos atendem aspectos de qualidade, segurança, interoperabilidade e proteção do espectro, com aplicação para os novos dispositivos a serem inseridos nas redes móveis de quinta geração do país (5G), a exemplo daqueles utilizados em redes não terrestres (NTN) e de outros de menor complexidade com baixo consumo de energia (RedCap).