Baigorri projeta interesse em todos os lotes e mais de um entrante no leilão de 5G

Para Carlos Baigorri, conselheiro da Anatel, as expectativas de interesse pelo leilão de 5G são "as melhores possíveis" e incluem a possibilidade de mais de um entrante no mercado de telecomunicações.

Participando de live promovida pelo consórcio de provedores regionais Iniciativa 5G Brasil nesta sexta-feira, 1°, o conselheiro apontou oportunidades para "pequenos provedores regionais, grandes operadores e novos grandes operadores".

Segundo ele, além dos candidatos a entrantes "mais vocais", que já publicizaram o interesse no leilão de 5G, há também outros potenciais compradores que procuraram a agência "com maior discrição".

Notícias relacionadas

O mesmo valeria para lotes regionais: após declarar em agosto que o bloco de 3,5 GHz em Centro-Oeste poderia ficar sem propostas, Baigorri teria sido abordado por interlocutores do mercado que reportaram interesse na região.

O conselheiro também citou candidatos com modelos de negócio "fora da caixa", além de manifestar expectativa sobre o surgimento de uma operação de redes neutras após o leilão. "Isso pode ser plataforma para aqueles que não entrarem no edital", completou. A Highline Brasil é uma dessas empresas que declaradamente já mostrou interesse de atuar no atacado, mas segundo apurou este noticiário há outras que podem surpreender, como o fundo Pátria.

Ainda assim, Baigorri destacou aspectos do edital que poderiam favorecer o ingresso. Entre eles, valores de outorgas que não devem chegar a 5% do valor da faixa em alguns casos, condições de parcelamento do pagamento pelo mesmo número de anos da licença (20 ou 10) e o sistema de múltiplas rodadas do leilão, com disponibilização de blocos menores em casos de vazio.

Quem também mereceu menção foi a faixa de 2,3 GHz. "Ouvi muita gente cética quanto à demanda, mas nosso papel é colocar o máximo de espectro à disposição", defendeu Baigorri, em oposição ao que chamou de especulação do espectro. "Se vender, que bom. Se não vender, a gente guarda e retoma em uma próxima licitação".

Provedores

A Iniciativa 5G Brasil já se manifestou a respeito da necessidade de espectro em 3,5 GHz e 700 MHz para operação do 5G pelos provedores regionais. Diretor executivo do grupo de ISPs que avalia participação no leilão, Rudinei Gerhart apontou que 4 de outubro será o prazo limite para inscrição de novos membros. A Iniciativa contaria hoje com mais de 400 membros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!