Publicidade
Início Newsletter Fiesp apresenta propostas a presidenciáveis; PLC 79 e fundos setoriais estão na...

Fiesp apresenta propostas a presidenciáveis; PLC 79 e fundos setoriais estão na pauta

Na semana do primeiro turno das eleições, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresentou propostas para ampliar o incentivo à indústria e que será entregue aos presidenciáveis. Batizado de “O desafio de posicionar o Brasil na rota do desenvolvimento”, o documento divulgado nesta nesta segunda-feira, 1º, conta com ideias específicas para várias verticais, incluindo as telecomunicações. Em especial, pedem a correta aplicação dos fundos setoriais, aprovação do novo marco legal do setor e condições melhores para investimento com segurança jurídica.

A Fiesp avalia que o setor privado deve ser o protagonista do direcionamento dos recursos e seleção de projetos. Segundo a entidade, o cenário de necessidade de investimentos em infraestrutura econômica considera que as telecomunicações representam 0,4% do PIB brasileiro, o equivalente a R$ 455,37 bilhões em 2017. Entre as propostas, sugere a gestão estratégica para evitar que recursos de fundos setoriais substituam os que deveriam compor o orçamento do MCTIC.

Para as telecomunicações especificamente, a entidade sugere a aprovação do PLC 79 para alterar o regime de exploração da telefonia fixa, garantindo melhor aplicação de recursos destinando-os à ampliação da banda larga. Também querem a revisão da estrutura de tributos sobre o setor e rever a cobrança de encargos setoriais, como o Fistel e o Fust.

Notícias relacionadas

A federação visa ainda a promoção da inclusão digital por meio de programas de inovação tecnológica para desenvolvimento de infraestrutura para cidades inteligentes, dentro do ambiente de IoT e cobertura de banda larga em áreas remotas, periferias e escolas urbanas. Com isso, pede a ampliação do uso do Fust para “outras tecnologias de telecomunicações”.

A entidade também sugere a instituição de incentivo para implantação de recursos de inteligência artificial, big data e IoT para a gestão de municípios. Isso está ligado ao aproveitamento de recursos proporcionados pelas smart cities nos campos de segurança pública, saúde, educação e mobilidade urbana. Além disso, busca incentivo a redes inteligentes de energia (smart grid), transportes (monitoramento de frotas) agricultura e produtividade industrial.

A Fiesp entende que o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) deve ser utilizado para ampliar a cobertura de banda larga, mas não especifica como isso seria feito, ou se pretende forma diferente do atual plano da Telebras em parceria com a norte-americana Viasat e no âmbito do Gesac. A entidade sugere ainda a utilização de comunicação via satélite para instalar infraestrutura de telecomunicações em áreas remotas.

Especificamente para a indústria 4.0, a Fiesp entende que é necessária uma política única de longo prazo, buscando convergência dos planos do MCTIC (Estratégia Brasileira para a Transformação Digital) e do MDIC (Agenda Brasileira para a Indústria 4.0). Propõe a definição de estratégias de competitividade para fornecedores, como da indústria sensores e Internet das Coisas, com foco em setores nos quais o Brasil “tem mais oportunidades de se fortalecer”, como agroindústria, energia e minerais.

Incentivos gerais

Entre as demais propostas para o próximo programa de governo, estão elementos como a aprovação da reforma da previdência em 2019, reforma tributária, regulação da conta financeira para impedir oscilação da taxa de câmbio e melhorar a gestão orçamentária – incluindo “modificar as regras de estabilidade do setor público para tornar a despesa mais flexível” e a alteração da lei nº 13.152/2015 para que o reajuste do salário mínimo seja realizado somente pelo INPC a partir de 2020, sem aumentos reais. Também quer a privatização de 19 empresas (como alienação parcial dos Correios e do controle do Banco do Brasil) e cinco subsidiárias de grandes grupos estatais. Pedem ainda a aprovação da Lei Geral das Agências Regulatórias, unificando as regras de gestão, poder e controle social das agências.

A entidade também propõe política de inovação e desenvolvimento tecnológico com melhores condições de acesso a recursos para inovação, incluindo utilização de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para financiamento através da Finep. Sugere também um pré-cadastramento no BNDES nos moldes do Finep 30 dias para reduzir tempo de resposta e contratação de projetos.

O entendimento da Fiesp é que se deve aprimorar a Lei do Bem (nº 11.196/2005) de modo a garantir a segurança jurídica no uso dos incentivos, “em especial nos aspectos de remuneração, gestão do projeto e serviços indiretos, rateio, pesquisas sob encomenda, transferência de equipamentos, patenteamento, estruturas próprias para ensaios/testes de protótipos”. Também está na pauta aumentar de 60% para 100% o incentivo sobre despesas com P&D, ampliar de 20% para 80% o incentivo sobre o incremento de pesquisadores e aumentar de 50% para 100% a redução do IPI, de modo a “flexibilizar”a exigência de que máquinas, equipamentos e aparelhos sejam de uso exclusivo em pesquisas e desenvolvimento. Também quererem desoneração da folha de pagamento dos pesquisadores que atuam na área de P&D, e de empresas de engenharia.

A proposta completa, com 172 páginas, pode ser baixada em PDF clicando aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile