Anatel vai criar app comparador de preços das operadoras

A Anatel obteve financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) para o desenvolvimento de aplicativo que permitirá a comparação de preço de planos de serviços, qualidade e reclamação de operadoras dos serviços de telecomunicações. O projeto foi desenvolvido pelas Superintendências de Relações com os Consumidores e de Competição e vai custar R$ 350 mil.

A criação de mais um app para beneficiar o consumidor é uma vitória dupla da agência. Além de empoderar os usuários de serviços de telecomunicações, o financiamento obtido é uma forma de garantir o retorno dos recursos de multas aplicadas em prestadoras para o setor. Desde 2012, a Anatel destina ao fundo os valores das multas referentes à reparação de consumidores não identificados.

Segundo o superintendente de Competição, Carlos Baigorri, o app "Comparador para Consumo Consciente de Telecomunicações" servirá para o usuário avaliar o preço, a qualidade e o atendimento das operadoras, facilitando a escolha de um plano de serviço adequado para o perfil dele. Além de facilitar o consumo consciente, o aplicativo trará efeitos também na competição entre as operadoras.

Notícias relacionadas

Os recursos para o desenvolvimento do aplicativo serão repassados pelo FDD no primeiro trimestre de 2016, mas a Anatel quer antecipar as etapas com o intuito de entregar com maior rapidez o benefício. Baigorri disse que a agência pode iniciar o processo de seleção pública da empresa desenvolvedora da solução ainda este ano.

A Anatel já disponibiliza dois aplicativos ao consumidor. O primeiro "APP Serviço Móvel" possibilita a consulta da qualidade dos serviços da telefonia celular e o segundo, o "Anatel Consumidor", que permite reclamar contra os serviços prestados pelas operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!