A Mahindra Comviva anunciou nesta terça-feira, 01, o fortalecimento da sua entrada no País com a oferta de serviços de valor agregado (SVA) para operadoras móveis e fixas. A empresa é subsidiária da Tech Mahindra, fornecedora de serviços de tecnologia para corporações.
A Mahindra Comviva anunciou sua chegada no ano passado, mas está se preparando para fechar contratos no Brasil para o seu próximo ano fiscal, que começa em 2014. A ideia é que a empresa comece a crescer a partir da Tech Mahindra, que já possui mais de 50 clientes e cerca de 800 funcionários no País. “Nosso contingente de vendas e pré-vendas será treinado para o portfólio da Comviva”, diz Alberto Rosati, diretor da Tech Mahindrra para a América Latina. O braço de SVA do grupo pretende duplicar os negócios e o número de funcionários entre um e dois anos. “O objetivo é ter pelo menos uma das nossas soluções em operação nas quatro maiores operadoras móveis em um ano e meio”, diz Fabio Di Santoro, country manager da Mahindra Comviva no Brasil.
Em relação às soluções, a estratégia da companhia permanece focada em pagamentos móveis e marketing móvel. A área de soluções financeiras é a número um para os negócios mundiais da empresa. “No Brasil, o público-alvo é o das classes C,D,E, que usam celular pré-pago e utilizam correspondentes bancários, como lotéricas e supermercados. Os serviços financeiros móveis são a espinha dorsal da Comviva e entendemos que o ecossistema ainda não está consolidado no Brasil”, afirma Santoro. Dentre as ofertas da solução Mobiquity da empresa, estão serviços de m-banking, pagamentos móveis, remessa doméstica e internacional de valores, por meio de vários canais de acesso, como NFC, SMS, aplicativos e USSD, voltadas para pessoas bancarizadas ou não.
A solução Revenue Plus, da área de mobile marketing, visa fornecer ferramentas para que as operadoras reduzam churn e gerem mais lucros, por meio de um engajamento com os consumidores mais direcionado. A Mahindra Comviva pode vender as soluções completas, vender a consultoria com o gerenciamento dos serviços ou dividir as receitas, o que for mais apropriado para cada parceiro.
Verticais
Apesar do foco em pagamentos móveis e mobile marketing, a Mahindra Comviva também oferece soluções nas áreas de mobile messaging e mobile lifestyle. “A área de lifestyle são soluções que unem entretenimento e informação”, explica Santoro. Segundo o executivo, um exemplo de solução seria o alerta de saldo inexistente para clientes pré-pago. Neste caso, quando o cliente de uma operadora tenta fazer uma chamada e não possui saldo, além de receber uma mensagem informando sobre a falta de créditos e com uma oferta de recarga, a pessoa que foi chamada também recebe uma mensagem informando sobre a ligação e pode ligar de volta por meio de uma chamada patrocinada.