ALU cria programa de adoção de virtualização de rede

A Alcatel-Lucent (ALU) lançou nesta terça-feira, 1º, em Israel, o programa de adoção de virtualização de funções de rede (NFV, na sigla em inglês) para provedores, desenvolvedores e fornecedores. Chamado de CloudBand Ecosystem Program, o projeto tem a intenção de ser uma comunidade aberta para a adoção da NFV, que a empresa francesa afirma ser uma tecnologia que suporta a infraestrutura flexível para aplicações complexas e serviços na nuvem, que permitiriam uma implantação mais rápida.

Notícias relacionadas
Os membros do programa podem acessar um centro de conhecimento, um fórum de discussões e demonstrações de cases na área. Tudo é compartilhado pela comunidade do CloudBand Ecosystem Program pelos próprios participantes. Além disso, as empresas podem acessar ferramentas e testar aplicações antes em ambientes simulados na nuvem. Segundo a Alcatel-Lucent, 15 companhias já aderiram, incluindo a Deutsche Telekom, Telefónica e HP.

A ALU explica que, ao acelerar a transição dos provedores para NFV, o programa deverá abrir as portas das operadoras para modelos de negócios baseados na nuvem. A ideia é também promover a adoção da plataforma de virtualização de rede da própria companhia, o CloudBand, que conta com suporte multifornecedor e foi desenhada especificamente para operadoras.

Mudanças

O anúncio foi feito em Israel, durante a inauguração de um novo centro de pesquisas e desenvolvimento da ALU em Tel Aviv, onde o CEO da companhia, Michel Combes, também revela a nova estratégia da empresa: transformar-se em uma especialista em "redes IP e acessos de ultra banda larga". O projeto, chamado de "The Shift Plan", baseia-se fortemente nas soluções de virtualização de rede e cloud. "Nós acreditamos que novas tecnologias como o NFV e as redes definidas por software (SDN) irão mudar massivamente o horizonte das redes", afirmou Combes em comunicado à imprensa. Com isso, a Alcatel-Lucent também afirma que está "movendo grandes partes do portfólio para a nuvem", uma estratégia que, novamente, promove a plataforma CloudBand.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!