Publicidade
Início Teletime Argentina aposta na produção de geoestacionários de pequeno porte

Argentina aposta na produção de geoestacionários de pequeno porte

Os três primeiros satélites geoestacionários do governo argentino (Arsat 1, 2 e 3) serão de pequeno porte. Isto é, pesarão menos de 3 toneladas e terão capacidade inferior a 30 transponders. A estratégia visa acelerar a produção para ocupar logo as posições orbitais e também reduzir os riscos do projeto. O problema é que não existem hoje lançadores especializados em satélites geoestacionários de pequeno porte. Além disso, o mercado para esse tipo de satélite no mundo não é grande, representando algo entre quatro a seis lançamentos por ano apenas.
A responsável pela construção dos satélites da Arsat é a Invap, uma empresa estatal argentina da província de Rio Negro. A empresa é forte na fabricação de satélites científicos. Segundo Túlio Calderón, gerente de projetos aeroespaciais e de governo da Invap, para tornar-se competitiva no mercado mundial de satélites geoestacionários de pequeno porte a Invap teria que reduzir os custos de fabricação para algo próximo a US$ 100 milhões por satélite. Hoje, ele avalia que a fabricação de cada Arsat ficará um pouco acima disso. Somando-se os custos de lançamento e de seguro, os três satélites demandarão investimentos de aproximadamente US$ 600 milhões. Ainda não foi definido quem fará o lançamento.
O Arsat 1 terá 24 transponders em banda Ku e cobertura apenas sobre a Argentina. Seu lançamento deve acontecer em 2012. O Arsat 2 e o Arsat 3 cobrirão as Américas do Norte e do Sul e terão transponders nas bandas C e Ku. A previsão é de que o Arsat 2 seja lançado em 2013 e o Arsat 3 em 2013.

Notícias relacionadas
Calderón participou nesta quinta-feira, 1, do 9º Congresso Latino-Americano de Satélites, evento organizado pela Converge Comunicações no Rio de Janeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile