Amazonas 2 é lançado com sucesso

Foi lançado com sucesso na noite desta quinta-feira, 1, da base de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite Amazonas 2, da Hispamar. Em órbita na posição de 61 graus Oeste, o satélite deve entrar em operação comercial entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro, após passar por ajustes de rotina no espaço. O lançamento foi feito pela Ariane Space com o foguete Ariane 5 ECA.
Segundo Sebastião do Rego Barros, presidente do conselho de administração da Hispamar, o Amazonas 2 subiu já com mais de 40% de sua capacidade contratada, a maior parte para serviços de vídeo e de backhaul. O novo satélite da Hispamar tem 54 transponders equivalentes de 36 MHz em banda Ku e 10 transponders em banda C. O Amazonas 2 será o primeiro satélite brasileiro a utilizar as frequências do apêndice 30B, para as quais recebeu a devida autorização da Anatel recentemente. A Hispamar investiu aproximadamente 200 milhões de euros na construção e lançamento do novo satélite.
Amazonas 3

Notícias relacionadas
A Hispamar planeja para 2013 o lançamento do Amazonas 3, que substituirá o Amazonas 1.
Existe a possibilidade de o terceiro satélite da empresa ser também o seu primeiro com banda Ka. Trata-se de uma banda que permite a oferta de serviços com antenas menores que as de banda Ku, pois usa frequências mais altas. Ainda não existem projetos em banda Ka no Brasil, mas essa tecnologia já faz sucesso nos EUA e na Europa com a oferta de banda larga via satélite para o consumidor final, conseguindo até mesmo competir em áreas urbanas contra outros meios de acesso à internet, como cabo e ADSL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!