Abrasat e Sindisat estudam proposta para banda larga rural

A Abrasat (Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite) e o Sindsat (Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite) apresentaram na Câmara dos Deputados na última terça-feira, 29, uma proposta de política pública para levar o serviço de banda larga às áreas rurais e a regiões remotas por meio da tecnologia satelital. Para tornar o serviço viável, as associações pedem do governo federal uma desoneração do IPI (Imposto sobre os Produtos Industrializados) e ajuda com os estados para a redução da alíquota do ICMS.
De acordo com Manoel Almeida da Abrasat, a proposta já foi apresentada para o Ministério das Comunicações e para a Anatel e, segundo ele, em ambos os casos ela foi bem recebida. "Nossa proposta está de acordo com o desejo do governo", disse ele. Manoel Almeida ressalta a importância da desoneração tributária para que as empresas tenham interesse em explorar esses novos mercados.
As associações contrataram a consultoria Teleco para estudar as iniciativas internacionais, encontrar as áreas no Brasil onde o satélite é a única solução de acesso e, em parceria com as empresas, definir um produto de referência para servir de base à definição da política pública. A estimativa é que todo esse trabalho dure cerca de quatro meses, depois dos quais a proposta de política pública será finalmente apresentada ao governo. O executivo foi ouvido no 9º Seminário Latino-Americano de Satélites que acontece no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!