UFF testa fibra óptica plástica para distribuidora de energia elétrica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) trabalha em um projeto piloto para uso de fibra óptica plástica em substituição à tecnologia PLC (Power Line Communication), usada na comunicação entre equipamentos de campo. A iniciativa está sendo conduzida a pedido de uma distribuidora de energia elétrica, cujo nome o professor Andrés Pablo Lopes Barbero – ligado ao Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF – não pode revelar. O protótipo está em desenvolvimento e deve ser testado em campo nos próximos seis meses.
De acordo com o acadêmico, a fibra óptica plástica é feita de acrílico, mais barato que a fibra óptica convencional e mais fácil de manusear, além de mais adequada para fazer emendas, quando necessárias. Com apenas 2 mm de espessura, pode ser instalada por dentro dos dutos de energia elétrica.
"Fora do Brasil a fibra óptica plástica já é usada em larga escala para prover banda larga às casas e empresas. Trata-se de uma alternativa interessante e de baixo custo para uso em redes de curta distância, com até 100 metros", explica o professor.

Notícias relacionadas
Barbero revela que a UFF tem outros trabalhos acadêmicos em curso, envolvendo o uso puro da fibra óptica plástica. Além de poder substituir com eficácia o par de cobre trançado, o material mostra-se ideal para fabricar sensores ópticos e trafegar aplicações multimídia, como vídeo ou mesmo IPTV. "Já chegamos a alcançar 500 Mbps numa distância de 200 metros. É uma boa performance, sem dúvida", garante ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!