Telefônica prepara rede para velocidades superiores a 1 Mbps

A Telefônica anunciou nesta segunda-feira, 1, que até o fim do ano 90% da sua rede suportará velocidades de banda larga acima de 1Mbps. Hoje apenas 13% dos clientes podem contratar acesso acima dessa velocidade. O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, afirmou que estão sendo feitos investimentos de ?uma centena de milhão de reais?, sendo a maior parte no core da rede e o restante no acesso. ?Essa é uma demanda do mercado, hoje as aplicações da internet necessitam de altas velocidades?, afirmou o executivo. Hoje a empresa tem cerca 1,7 milhão de assinantes do serviço de banda larga Speedy.
Gilberto Sotto Mayor, diretor de desenvolvimento de negócios da Telefônica, explica, no entanto, que essa velocidade ainda não é suficiente para que a empresa ofereça serviços de IPTV. ?Hoje é preciso cerca de 2 Mbps. No futuro, com decoders mais modernos, essa taxa pode cair para 1,5 Mbps?, diz Sotto Mayor. Este movimento da Telefônica pode ser visto como uma resposta à concorrente Net que hoje já oferece velocidades superiores de até 8 Mbps.
A empresa ainda não sabe como será a abordagem para migração dos clientes. Uma possibilidade, remota, é alterar de uma só vez a velocidade de toda a base. ?Já tivemos problemas sérios de rede fazendo isso em outros países?. A outra é adotar um escalonamento. Os executivos foram ouvidos em Florianópolis, onde acontece a Futurecom 2007, de 2 a 4 de outubro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!