Publicidade
Início Newsletter Claro vê satélite GEO competitivo na disputa com rivais de baixa órbita

Claro vê satélite GEO competitivo na disputa com rivais de baixa órbita

As grandes expectativas em torno das constelações de baixa órbita (LEO) não abalam a aposta da Claro no modelo de satélites geoestacionários. Para a operadora, o GEO seguirá competitivo mesmo diante da competição de entrantes.

Durante o Congresso Latinoamericano de Satélites (organizado por TELETIME e Glasberg Comunicações), o consultor de telecom da Claro, Carlos Alberto Camardella, destacou avanços na oferta por meio do modelo tradicional e pontuou que o modelo de negócios em LEO ainda tem que se provar.

Segundo ele, a Claro olha a opção com “muito cuidado”, não descartando parcerias, mas sem planos de lançar artefatos do gênero a partir da Star One. No papel de concorrente e potencial cliente, a empresa prevê maior complexidade para ajustar a capacidade LEO ao serviço de backhaul móvel, visto o deslocamento constante dos satélites de baixa órbita.

Notícias relacionadas

O risco de interrupção do serviço poderia ser mitigado por links entre os próprios satélites da frota. No entanto, a viabilidade econômica das operações em LEO também seria uma incógnita, segundo Camardella. Um exemplo do risco seriam os custos de terminais com os quais a SpaceX está lidando em seu ingresso no mercado residencial nos EUA.

Ainda de acordo com a Claro, com exceção de aplicações em tempo real, o GEO seguirá capaz de atender todas as demandas do mercado móvel, até mesmo o 5G – sobretudo quando amparado por infraestrutura de edge computing, CDNs ou a partir da agregação de diferentes bandas.

No momento, a companhia realiza os ajustes finais para ter o Star One D2 operacional dentro de semanas. Segundo apurou este noticiário, até o momento o posicionamento do satélite, abertura dos painéis solares e os testes de rotina ficaram totalmente dentro dos parâmetros esperados, sem nenhuma surpresa. Uma vez em operação e superada a migração de serviços hoje atendidos por outros satélites, a Claro espera realizar testes aliando o recurso ao 5G.

Constelação

Como a operadora mais avançada em baixa órbita dentre as operadoras tradicionais de satélite, a Telesat entende que algumas aplicações seguirão atendidas por satélites GEO, mas espera que o LEO possa absorver a grande maioria delas.

Segundo o gerente sênior de produto da Telesat Lightspeed, Jiby Jacob Thayyil, efeitos como ganhos de escala com o lançamento da constelação devem garantir a viabilidade do negócio, além do sucesso de testes ao lado de empresas como TIM e Telefónica.

Thayyil também destacou o caráter flexível da proposta de conectividade para as operadoras. Ao contrário da Starlink, que busca o mercado residencial, a Lightspeed da Telesat aposta em uma abordagem carrier-grade, com parcerias com as teles.

Também presente no debate, o gerente de backhaul da TIM, Luis Fábio Ferreira, reiterou a intenção da empresa em contar com cobertura LEO para projetos como o Sky Coverage. “Muitas funcionalidades nós vamos conseguir com atender com GEO, mas o LEO vai conseguir abranger algumas coisas que a gente não consegue”, afirmou o profissional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile