Governo assina decreto que regulamenta Lei das Antenas

Depois de várias promessas, finalmente o governo federal editou nesta terça-feira, 1º de setembro, o decreto que regulamenta dispositivos da Lei das Antenas (Lei 13.116/2015) e facilita o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. O texto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia de lançamento do Projeto Norte Conectado, no Palácio do Planalto.

O decreto trouxe a regulamentação do silêncio positivo e do direito de passagem e foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2. O TELETIME antecipou os principais pontos do texto sobre esses dois temas, além da definição de small cells, que as isentam de licença.

A regulamentação de pontos da legislação era uma demanda histórica do setor de telecomunicações. Segundo dados do SindiTelebrasil, atualmente existem cerca de 4 mil pedidos de instalação de infraestrutura represados no Brasil, que somam aproximadamente R$ 2 bilhões de recursos que poderiam ser investidos em infraestrutura.

Notícias relacionadas

Assim, a Lei das Antenas estabelece normas gerais para implantação, harmonização e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações em todo o Brasil, com o objetivo de promover a expansão da cobertura das redes e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de otimizar investimentos e reduzir custos das operadoras de telecomunicações.

Era uma regulamentação particularmente esperada pelo setor diante da necessidade de adensamento de infraestrutura com a chegada do 5G, que utiliza frequências mais altas. O decreto regulamenta também as small cells, outro ponto fundamental para as redes de quinta geração.

Confira abaixo um resumo dos principais pontos do Decreto:

Silêncio positivo

Em relação ao licenciamento, quando decorrido determinado prazo de 60 dias sem que haja decisão do órgão ou entidade competente, a entidade interessada fica autorizada a realizar a instalação, em conformidade com as condições do requerimento apresentado e com as demais regras estipuladas na legislação de regência. Com isso, o processo de licenciamento passa a ser mais rápido e eficiente.

Esse era um dos pontos mais sensíveis do decreto. Na sanção da Lei das Antenas em 2015, a então presidenta Dilma Rousseff vetou o artigo por considerar inconstitucional, uma vez que envolve o poder municipal. Desde 2016, o então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prometia, por meio do decreto regulamentador, a volta da aprovação tácita das licenças.

Direito de passagem

Sobre Direito de Passagem, a proposta reforça que não será devida contraprestação em razão do direito de passagem para instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações em faixas de domínio, em vias públicas e em outros bens públicos de uso comum do povo. A medida confere a necessária segurança e estabilidade do ponto de vista regulatório, diferenciando o compartilhamento de infraestrutura, que ocorre de forma remunerada, do mero direito de passagem.

O artigo da Lei das Antenas que trata desse ponto está tendo sua constitucionalidade questionada no Supremo Tribunal Federal pela PGR. O Ministério das Comunicações havia afirmado no último dia 25 que estava trabalhando com a Advocacia-Geral da União (AGU) para conferir a segurança jurídica do decreto no contexto da ADI. Porém, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou em agosto resolução que prevê a interrupção da cobrança de direito de passagem em rodovias na área rural.

Compartilhamento de infraestrutura

O compartilhamento de infraestrutura se refere ao uso conjunto de instalações para servir de base à prestação de serviços públicos, implicando no uso compartilhado das estruturas físicas de uma prestadora de serviços públicos por outra, tais como postes, torres, dutos, subsolo urbano, condutos e servidões administrativas.

Nesse caso, o Decreto busca regulamentar a implantação conjunta de redes em obras de infraestrutura de interesse público e ordenar o relacionamento entre as prestadoras de serviços de telecomunicações e as gestoras das obras de infraestrutura de base. A ideia é que o planejamento de tais obras contemple a instalação de infraestrutura, compartilhada a quaisquer interessados, em contrapartida de ser remunerado o órgão ou entidade detentora da infraestrutura.

Dentre as principais medidas, o texto obriga ainda as pessoas físicas e jurídicas detentoras de infraestrutura de redes de telecomunicações a informar as características técnicas e coordenadas de localização geográfica à Anatel. O objetivo é tornar possível operacionalizar o compartilhamento de infraestruturas existentes e a implantação conjunta, subsidiar a formulação de políticas públicas e promover a transparência na gestão pública. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!