"Não é possível enxergar a rede apenas como um tubo", diz Igor Freitas, da Anatel

O conselheiro da Anatel Igor de Freitas disse, nesta terça-feira, 1º, que uma regulamentação da neutralidade de rede rígida impedirá a inovação na rede e a evolução dos serviços de telecomunicações. "Se sai com uma coisa casuística, vai engessar não só para os donos da infraestrutura, mas para que os aplicativos possam funcionar", disse o conselheiro durante o 59º Painel Telebrasil.

De acordo com Freitas, em cinco a dez anos, a relação entre operadora e usuário não existirá mais. O consumidor contratará o aplicativo, que selecionará automaticamente o recurso de rede disponível pela qualidade. "Mas, nesse caso, a rede precisa ser inteligente, se não estará morta", afirmou. "Não é possível enxergar a rede apenas como um tubo", frisou.

O conselheiro disse que a Anatel ainda não fechou sua posição sobre neutralidade de rede para a regulamentação do Marco Civil da Internet, mas que isso deve ser feito nos próximos dias e deve estar baseada em princípios. Isto porque o Ministério da Justiça (MJ) já discute, mesmo sem a recomendação técnica da Anatel, a minuta do decreto de regulamentação da neutralidade de rede. O documento ainda vai passar por consulta pública a tempo de ser lançado no IGF,m que acontece em novembro em João Pessoa. Diversos órgãos do governo discutem a minuta, que tem entre seus destaques a definição da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça como órgão de fiscalização das questões de neutralidade de rede. A minuta do decreto valida, por outro lado,  modelos de negócios atuais, inclusive os de zero rating.

Notícias relacionadas

A elaboração da minuta se antecipou não só à posição da Anatel, mas também do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). De acordo com o coordenador da entidade, Virgílio Almeida, a contribuição do órgão também não foi apresentada ao MJ.

Freitas disse que apesar da antecipação do Ministério da Justiça, não houve cerceamento da Anatel à participação da construção da regulamentação. "Vamos analisar a minuta e fazer as contribuições da agência com base no texto"', disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!